Petrópolis, 28 de Março de 2024.
Matérias >> Cidade >> Notícias
   
  Inea inicia dragagem dos rios no Quitandinha

Data: 24/10/2013

 PMP promete limpar todas as ruas até amanhã

 

Enquanto uma retroescavadeira e um trator limpam o rio Quitandinha, na altura do número 582 da Rua General Rondon, serviço executado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) os moradores do prédio 547 que fica na mesma via ainda contabilizam os prejuízos devido a chuva de terça-feira. Vários carros ficaram quase submersos após o temporal da madrugada.

O transbordamento do rio, segundo o instituto, é responsável pelas cheias nas ruas Coronel Veiga, Washington Luiz e Imperador, episódio que voltou a acontecer na madrugada desta terça-feira, depois de mais um temporal.

A limpeza, de acordo com informações do Inea, está sendo feita por equipamentos diferenciados que podem acessar a calha do rio. A limpeza do rio Quitandinha está sendo feita com maquinário próprio do Inea que atuava, até então, nos rios em Itaipava.

As máquinas do Instituto Estadual do Ambiente

 Luiz Otávio mostra a marca onde a água chegou no carro

(Inea) retiram desde terça-feira grande quantidade de areia e outros tipos de sujeira que foram carregados pela enxurrada. Mas um dia antes parte destes detritos foram parar nos carros que estavam estacionados na garagem de um prédio próximo.

De acordo com os moradores 40 centímetros de água barrenta invadiu a garagem e alguns carros que estavam estacionados. Uma das moradoras que também é síndica do prédio já perdeu outros veículos com enchentes.

 Dona Therezinha, síndica do prédio, também teve prejuízo

- Para amenizarmos o problema construímos até uma comporta, mas desta vez a água invadiu o estacionamento e os carros que estavam estacionados – lembrou Therezinha Campos Serra, aposentada pública federal e síndica do prédio.

Ela contou também que no momento do temporal estava dormindo e só viu os estragos na manhã seguinte.

- Quando abri o carro vi que ele estava cheio de lama e ainda com água barrenta. Estou há 32 anos no local, e já assisti outros problemas como este – comentou dona Therezinha, que ontem deixou o automóvel com as quatro portas abertas para que o interior de seu Celta secasse.

Quem também vai precisar gastar dinheiro com um lava jato será Luiz Otávio Machado de Almeida, de 22 anos. O seu Ford Fiesta que também estava estacionado no mesmo prédio e acabou invadido pela águas vai precisar passar por uma geral.

- No momento não deu pra tirar o carro. O nível do rio sobe muito rápido e acaba pegando todos de surpresa – disse.

O rapaz que trabalha com martelinho de ouro não soube calcular seu prejuízo, mas revelou que aquela não foi a primeira vez que seu carro foi atingido por uma enchente.

- Ainda não sei em qual lava jato vou levar o carro – disse desolado.

Tanto o carro de Luiz Otávio quanto de dona Therezinha ainda estavam ontem pela manhã com forte cheiro de podre, devido a água barrenta que invadiu tais automóveis.

Outras áreas comuns do prédio que fica no número 547 da Rua General Rondon também ficaram completamente cobertas de lama, mas moradores e funcionários do pequeno edifício realizaram a limpeza ainda na manhã de terça-feira. 

 

 

Obras tapam cratera na Rua Dr. Thouzet

 

Apesar de a prefeitura ter trocado as quatro manilhas que estouraram na Rua Dr. Thouzet devido ao temporal da madrugada de terça-feira, os moradores da localidade continuam sem ônibus. Ainda falta a conclusão de parte do serviço, como o calçamento da pista.

 

No dia do temporal que atingiu o município por volta das 3h de terça-feira, quatro manilhas que ficavam em frente ao lote 21 da quadra 88 da Rua Dr. Thouzet se romperam devido a pressão da água que desceu das encostas do bairro.

 

No mesmo dia uma equipe da secretaria de Obras esteve no local e iniciou o conserto. Mas os moradores ainda esperam a conclusão do serviço.

 

- Quem precisa de ônibus tem que pegar o Chapa 4, no Valparaíso ou andar por pelo menos 5 minutos para ser levado pelo coletivo da linha Thouzet – explica a repositora de mercado Neide Borba, de 48 anos.

 

No entanto ela revelou que para descer a pista é fácil.

- Quem sobe a rua com compra é que sente mais a caminhada. Vamos torcer que o ônibus suba logo até o ponto final – espera a moradora.

 

Ontem pela manhã não havia nenhum funcionário da prefeitura no local, mas a pista estava coberta com pó de pedra e o desnível da rua era visível. Carros pequenos e motos passavam normalmente pela rua. 

 

 

PMP promete limpar todas as ruas até amanhã

 

Edson Cunha

edsoncunha@diariodepetropolis.com.br

 

 

 O presidente da Comdep, Hélio Dias, acompanhou de perto os trabalhos de limpeza dos funcionários

O presidente da Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep) Hélio Dias, Afirmou ontem que todas as ruas e localidades atingidas pelo temporal da última terça-feira estarão limpas no máximo até amanhã. Até o momento foram recolhidos 100 metros cúbicos de detritos por onde a enxurrada passou.

De acordo com o presidente o serviço está sendo feito em duas etapas. A primeira consiste na retirada de areia e lixo que ficaram espalhados pelas pistas e em seguida começa a lavagem de todas das ruas atingidas pela chuva.

- Primeiro realizamos um pente-fino e a partir daí dirigimos as equipes para os locais onde a situação é mais crítica – explicou o presidente da Comdep.

Ele citou que as vias mais prejudicadas foram: General Rondon, Coronel Veiga, Imperador, Imperatriz, Washington Luiz, Koeler e Itamarati.

- Na maioria destas ruas a grande quantidade de areia é que deu mais trabalho. Mas na Rua Washington Luiz o material se concentrou em um ponto único (em frente ao Banco do Brasil) onde o trânsito acabou prejudicado - lembrou Hélio Dias.

Mas o presidente da Comdep tranqüiliza a população e garante que os transtornos devem terminar amanhã. Pelo menos esta é a previsão da companhia para concluir a limpeza dos espaços públicos.

- Estamos realizando o serviço de manhã e pela noite para não atrapalhar as pessoas. Nosso pessoal está fazendo cerão (hora extra) para adiantar o serviço. Estamos com pelo menos 200 homens nas ruas para a faxina – assegurou Helinho, acrescentando que os funcionários são da Secretaria de Obras, Comdep, Águas do Imperador e empresas que prestam serviço para a prefeitura.

Outra boa notícia passada pelo presidente da companhia é que os serviços de desassoreamento dos rios serão uniformes, ou seja, as máquinas não farão buracos no leito do rio.

- Este serviço já está acontecendo na Rua General Rondon. O serviço vai ficar melhor – garante Hélio Dias.

Outros serviços para prevenirem as enchentes são a limpeza dos bueiros de todas as ruas do Centro Histórico.

- Onde aconteceram alagamentos a areia acabou obstruindo os bueiros, por isso a importância destes serviços – declarou o presidente.

Ele lembrou ainda que todos os jardins das ruas atingidas pela chuva de terça-feira estão sendo recuperados pela prefeitura.

 

Números da operação

 

Segundo a Comdep estão atuando nos rios e ruas de Petrópolis que foram atingidos pelo temporal, seis retroescavadeiras, dez caminhões basculantes e seis caminhões-pipa (veículos utilizados para lavarem as pistas), além de 200 homens nas frentes de trabalho.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS