Petrópolis, 28 de Março de 2024.
Matérias >> Cidade >> Notícias
   
  Tarifa Rio-Petrópolis pode cair para R$ 4,95

Data: 26/09/2013

 

Durante encontro com o prefeito Rubens Bomtempo, o secretário de Transportes do Estado, deputado federal Julio Lopes, disse que vai apoiar o pleito do município para fazer parte do projeto do Bilhete Único e do BRT (transporte coletivo por ônibus rápido). “Se Petrópolis for beneficiado com este projeto, trará muitos benefícios para cerca de dez mil petropolitanos que descem diariamente para o Rio e enfrentam os problemas no trânsito”, afirmou o prefeito.

Segundo ele, com este projeto será criada uma pista exclusiva na BR-040, até um determinado ponto no Rio, permitindo que os petropolitanos possam chegar mais rápido sem enfrentar o trânsito. Neste ponto, com o bilhete único, os petropolitanos vão poder utilizar o sistema de transporte público do Rio pagando uma única passagem. “Se esta promessa se concretizar, será muito bom para Petrópolis e também para Duque de Caxias, e quem sai ganhando são os petropolitanos que descem e sobem todos os dias”.

A integração de Petrópolis ao projeto do Bilhete Único está sendo garantida através de projeto do deputado estadual Luiz Paulo Corrêa, que na semana passada conseguiu aprovar a proposta na Comissão de Constituição e Justiça. O projeto foi aprovado junto com a matéria apresentada pelo deputado estadual André Corrêa, beneficiando os municípios de Cachoeira de Macacu e Rio Bonito.

O encontro do secretário estadual Julio Lopes com o prefeito Rubens Bomtempo aconteceu na terça-feira, juntamente com o vereador Maurinho Branco, presidente da Comissão de Transporte Público e Mobilidade Urbana da Câmara Municipal. Durante o encontro, o secretário discutiu a possibilidade de trazer para Petrópolis dois importantes projetos implementados no estado, como propósito de tornar amobilidade urbana mais rápida e de qualidade: o BRT (transporte coletivo por ônibus rápido) e o Bilhete Único.

A sigla BRT vem do nome em inglês Bus Rapid Transit (transporte coletivo por ônibus rápido) e a rapidez é seu principal atributo. Um sistema que proporciona mobilidade urbana rápida, confortável e com custo eficiente, graças a um espaço de circulação exclusivo, com prioridade de passagem, operação rápida e frequente, contando com marketing de serviço voltado ao usuário. Este sistema de ônibus integra uma série de elementos físicos e operacionais antes exclusivos dos metrôs. Além de ganhar mais velocidade, devido a andar em via separada, o BRT é considerado um transporte de massa.

“Além de ser uma solução mais barata, o BRT é a melhor solução para as grandes e médias cidades, como é o caso de Petrópolis. Dependendo do projeto, transporta quase o mesmo número de passageiros de um sistema de metrô, mas custa cerca de vinte vezes menos”, disse o secretário, lembrando que no caso de Petrópolis a cidade seria beneficiada com um projeto do governo do estado de implantação do chamado “ligeirão” na Rodovia BR-040.

O vereador Maurinho Branco apresentou recentemente na Câmara Municipal indicação legislativa para que o governo municipal instale em Petrópolis o bilhete único, projeto do governo do estado que vem sendo adotado em várias cidades. Para o vereador, além de garantir ao petropolitano andar na cidade pagando uma única passagem, como acontece com o sistema integrado, permite ao usuário não ficar restrito apenas aos terminais.

 




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS