Petrópolis, 23 de Abril de 2024.
Matérias >> Cidade >> Notícias
   
  12ª Conferência de Produção Mais Limpa debate mobilidade urbana, água e resíduos sólidos

Data: 24/09/2013

Fonte: www. envolverde

 

Mobilidade Urbana 232x350 12ª Conferência de Produção Mais Limpa  debate mobilidade urbana, água e resíduos sólidos

Foto: Reprodução

Por uma cidade mais sustentável, este é o foco da Conferência deste ano.

A Câmara Municipal de São Paulo, por meio do gabinete do Vereador Gilberto Natalini (PV/SP), realizará a 12ª Conferência de Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas da Cidade de São Paulo, no dia 4 de outubro, para mais uma vez promover um fórum de discussões sobre as questões de sustentabilidade. No Dia Internacional da Ecologia, o Memorial da América Latina recebe gratuitamente todos aqueles dispostos a debater o tema.

O evento tem o objetivo de intermediar o diálogo entre os cidadãos, instituições, iniciativa privada e governo, para aprofundar o tema ambiental, econômico e social – tripé da sustentabilidade- propondo políticas públicas e legislações de caráter mais prático e resolutivo. “Todo nosso intenso trabalho tem sido nessa direção. A Conferência de Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas é parte importante da mobilização, discussão e proposição para uma cidade mais sustentável. A educação ambiental faz parte desse processo”, ressaltou o Vereador Gilberto Natalini, autor desta iniciativa.

Na edição anterior em 2012, a Conferência contou com mais de 4000 participantes e aproximadamente 250 apoiadores e parceiros, número que cresceu para 310. Para mostrar ao público a importância da iniciativa que contribui com mudanças significativas no cenário da cidade, serão realizadas as campanhas de arrecadação de lixo eletrônico e de coleta de óleo, para conscientizar a população diante de algumas atitudes que dão resultados.

A empresa Cargil, parceira do evento, participará com o Ação Renove o Meio Ambiente da 12ª Conferência de Produção Mais Limpa, instalando um ponto de coleta de óleo usado no local do evento. Além da coleta do resíduo, os consumidores que levarem 3 litros de óleo usado poderão trocá-lo por 1 garrafa de óleo Liza Soja. Serão disponibilizadas 70 caixas de óleo Liza, o que significa um total de 1.400 garrafas.

Economia verde: Produtos e serviços

O público poderá conferir a área de exposição, diversos exemplos de projetos, produtos e serviços alinhados as questões de sustentabilidade, como a 1ª moto flex do mundo, ônibus movido a etanol, elétrico e híbrido, além de táxi híbrido e elétrico, bicicleta elétrica, caminhão de água de reuso, máquina de picar madeira de poda de árvore, alimentos orgânicos, calçada acessível, sustentável e durável. Móveis de pallet, telha de Pet, placa fotovoltaica, luminárias solar de LED, composteira, chuveiro ecológico, luminárias de bagaço de cana de açúcar entre outros.

Além disso, projetos que foram apresentados em edições anteriores também estarão presentes, como a reutilização e reuso da água, lei de autoria do Vereador Natalini, compromisso assumido na 1ª Conferência de P + L em 2002, que alia o desenvolvimento econômico ao ambiental – a reutilização minimiza os custos de produção, beneficiando os dois elementos -, esta ação já é desenvolvida em siderúrgicas como CSN e CST e na Cidade de São Paulo para lavar ruas, molhar jardins, entre outras finalidades.

Os conceitos apresentados na Conferência de P + L já estão introduzidos em diversas empresas de diferentes mercados. A P+L trata de uma série de medidas de caráter preventivo e restaurador para ser aplicado aos processos, aos produtos e aos serviços. “A produção mais limpa, requer mudança de atitude da empresa, exercício de gerenciamento ambiental responsável, introdução da inovação e avaliação das melhores opções tecnológicas disponíveis. Enfim, produzir mais e melhor com menos. Isto e muito mais poderá ser conferido nas palestras e na área de exposição da Conferência”, finaliza Natalini.

A inscrição gratuita pode ser feita pelos sites www.natalini.com.br ou www.anggulo.com.br

Serviço

12ª Conferência P + L e Mudanças Climáticas- Por uma cidade mais sustentável
Quando - 4 de outubro de 2013, das 8h30 às 17h
Onde: Memorial da América Latina – Auditório Simón Bolívar
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 663 – Portão 13 – Barra Funda




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS