Petrópolis, 28 de Março de 2024.
Matérias >> Cidade >> Notícias
   
  Serra Serata 2013

Data: 17/09/2013

 A PRIMAVERA EM PETRÓPOLIS TERÁ PERFUMES, SONS E AS CORES DA ITÁLIA

Imprimir E-mail

 Depois da festa do colono alemão no início do inverno, chegou a vez de Petrópolis celebrar suas raízes italianas: a primavera vai chegar à cidade ao ritmo de tarantela da Serra Serata – a Festa Italiana de Petrópolis, que será realizada no Palácio de Cristal. A abertura será no dia 18, quarta-feira, com programação noturna. Na quinta, às 12h, abre-se o espaço de gastronomia, que funcionará todos os dias à tarde e à noite. Os shows acontecem à noite nos três primeiros dias e, no sábado e domingo, a alegria se estenderá pelo dia inteiro.

 

 A festa é promovida para valorizar o legado deixado para a cidade e o povo petropolitano pelos imigrantes italianos e também para homenageá-los. Vindos para trabalhar nas primeiras fábricas de tecidos, eles acabaram se tornando os antepassados de um terço da nossa população. Segundo estimativas, são mais de 100 mil descendentes de italianos, que ostentam cerca de 15 mil sobrenomes das famílias vindas, principalmente, da região do Vêneto.

Para começar, a Serra Serata irá destacar, a partir deste ano, personalidades importantes no cenário nacional que sejam de origem italiana e tenham vivido em Petrópolis. Como primeira homenagem, uma exposição de fotos e trajes de luxo vai contar a história das lendárias irmãs Mena Fiala e Cândida Gluzman. Mena, a diretora da famosa Casa Canadá, centro de moda no Rio de Janeiro durante os anos dourados, e Cândida, a estilista, compartilharam as honras e o esforço de colocar o Brasil na modernidade, em termos de moda. Nos 33 anos que estiveram à frente da Casa Canadá (de 1934 a 1967), elas introduziram no país todos os avanços e o glamour da alta-costura parisiense de então.

MAIS NOVIDADES

Neste ano, a Serra Serata inaugura um novo formato. Terá cenografia especial, com três atrações irresistíveis: uma exposição das famosas máscaras típicas dos carnavais de Veneza, uma autêntica gôndola – expressão do romantismo daquela cidade – e um painel reproduzindo uma vila da Toscana, diante do qual o visitante poderá se fazer fotografar como se estivesse sentado ao sol da Itália.

Na área da programação, outra novidade: a dança agora é para todos, não apenas para ser vista em shows. Um baile no Palácio de Cristal – feito nos moldes dos tradicionais bailes de máscaras do Carnaval de Veneza – irá garantir isso, dando espaço para todos expressarem sua alegria com descontração e muito charme. Serão distribuídas, na entrada do palácio, máscaras de papel, reproduzindo as originais.

 As demais atrações também estão na medida certa para contagiar a cidade: a celebrada gastronomia, lembrando os sabores da mamma, as apresentações de danças folclóricas, a poesia, as artes circenses, o artesanato, a música, nos variados estilos da tradição italiana – da animada tarantela a peças eruditas, passando pelas canzones românticas. Nos shows, cantores, bandas vocais, conjuntos instrumentais, orquestras e corais – estes, uma das tradições italianas que se tornaram forte traço da cultura petropolitana. E um destaque: o ator e cantor Daniel Boaventura, que gravou o álbum Italiano quando atuava na novela Passione, no papel de um policial e cantor.

 A Serra Serata é uma realização da Prefeitura de Petrópolis e Ministério da Cultura, organizada pela Fundação de Cultura e Turismo e Casa D’Italia Anita Garibaldi.

 

Serviço:

“Serra Serata 2013 – A Festa Italiana de Petrópolis”

Data: 18 a 22 de setembro de 2013.

Local: Palácio de Cristal

Endereço: Rua Alfredo Pachá, s/nº - Centro - Petrópolis/RJ. Tel: (24) 2247-3721

Horário de funcionamento: quinta e sexta, das 12h às 23h; sábado e domingo, das 10h às 0h.

Entrada franca

Informações: Disque Turismo - 0800 024 1516




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS