Petrópolis, 17 de Abril de 2024.
Matérias >> Cidade >> Notícias
   
  Fundação Leão XIII realiza entrega de óculos gratuitos na quadra do Sisep

Data: 06/09/2013

 A Fundação Leão XIII realizou, na manhã de ontem, uma triagem para todos os cadastrados no programa do Governo Estadual “Novo olhar”, que visa entregar óculos de grau e realizar cirurgias gratuitas de cataratas em aproximadamente 76 municípios do estado do Rio de Janeiro. Em Petrópolis, cerca de 500 cadastrados estiveram presentes na quadra esportiva do Sindicato dos Servidores Públicos de Petrópolis (Sisep), no Centro, onde realizaram exames oftalmológicos e terão os procedimentos, entre entrega de óculos de grau e consultas para possíveis cirurgias, em cerca de 30 dias.

 

De acordo com o diretor da Fundação, Diego Vieira, cerca de 30 profissionais do estado, entre eles 15 médicos, estiveram à disposição dos cadastrados para exames, laudos oftalmológicos, eletrocardiograma e outros.

 

- A cada dois anos esta campanha é realizada. Atualmente temos uma demanda de 2.500 consultas agendadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Com esta iniciativa, poderemos tirar pessoas desta fila em que algumas se encontram há anos. Sabemos a carência de demanda e de profissionais nesta área – disse o diretor.

 

O processo foi realizado das 7h às 14h, e o processo consistia em algumas etapas. O paciente já cadastrado aguardava em uma fila onde apresentava sua ficha e em seguida era encaminhado a um exame de vista, realizado por oftalmologistas. Após o procedimento, o paciente era diretamente encaminhado para a escolha dos óculos ou para uma nova avaliação.

 

- A categoria que estamos atendendo são pessoas acima de 40 anos, que ganham até dois salários mínimos. Cerca de 300 destes óculos e cirurgias foram subsidiados pelo governo estadual. Conseguimos mais 200, subsidiados pela prefeitura – afirmou.

 

Entre os beneficiados estava o aposentado Ornir Lopes, de 71 anos. Ele aguarda há cerca de 3 anos na fila do SUS por um exame e não tinha condições de comprar os óculos.

 

- É uma ótima iniciativa. Não tenho condições de mandar fazer um óculos ou de pagar uma consulta particular. Enxergo pouco e acho que valeu a pena ficar aqui esperando desde as 7h da manhã – disse.

 

Esteve presente no Sisep, o vereador Meirelles (PTB), que elogiou a iniciativa da fundação e exaltou o trabalho a favor dos menos favorecidos.

 

- É uma ação que colabora diretamente com a comunidade. O apoio do governo estadual foi de estrema importância para a campanha, que também é apoiada pela prefeitura e permitirá a muitas pessoas que não têm condições de adquirir um óculos ou de realizar uma cirurgia de catarata – concluiu o vereador.

 




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS