Petrópolis, 28 de Março de 2024.
Matérias >> Cidade >> Notícias
   
  Licitação para coleta do lixo hospitalar é adiada

Data: 05/09/2013

 

A licitação para a contratação de empresa que vai recolher e destinar o lixo hospitalar da cidade foi adiada pela Companhia de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep). Segundo a prefeitura, a concorrência foi revogada por questões administrativas, mas não há prazo para que o processo seja novamente marcado. De acordo com a prefeitura, o serviço atualmente está sendo realizado pela empresa Renove, contratada temporariamente. O trabalho custa R$ 2 o quilo do resíduo, que é levado para o Centro de Tratamento, em Itaboraí.

A licitação para contratar a empresa já é esperada desde o ano passado, quando a Comdep foi notificada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), proibindo a  entrada de lixo hospitalar no aterro sanitário de Pedro do Rio. Na época, o embargo foi determinado em uma vistoria técnica feita por fiscais do órgão estadual no dia 18 de maio de 2012. Apesar de não informar que destinação vinha sendo dada às 400 toneladas de lixo hospitalar que eram depositadas em uma área específica dentro do aterro, a Comdep afirmou que o mesmo era descartado de acordo com a prática recomendada para o material.

Desde então, a prefeitura ficou proibida de descartar o lixo hospitalar no aterro de Pedro do Rio e precisou dar destinação adequada, fora do referido aterro, a qualquer nova carga de lixo hospitalar que for encaminhada ao local. A proibição foi feita porque a Licença de Operação (LO) do aterro não prevê o recebimento de resíduos classificados como perigosos – como é o caso do lixo hospitalar. Foi emitido no mesmo dia um auto de constatação que servirá de base para a fixação da multa pela Superintendência Regional do Piabanha, do Inea.

 




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS