Petrópolis, 19 de Abril de 2024.
Matérias >> Cidade >> Notícias
   
  Prefeitura garante participação popular no pac da Estrada da Saudade

Data: 05/09/2013

 A prefeitura realizou na noite da última segunda-feira (2/09), a terceira audiência pública do PAC da Estrada da Saudade. O vice-prefeito Luiz Fernando Vaz e secretários de governo debateram com os moradores da região as intervenções que serão realizadas no bairro. Serão mais de R$ 20 milhões em obras de infraestrutura, habitação e trânsito que garantirão melhorias na qualidade de vida da população. Desta vez, a audiência foi na Escola Municipal Jorge Amado.

O secretário de Trabalho, Assistência Social e Cidadania (Setrac) Jorge Maia reforçou que a
prefeitura vai garantir a participação popular na implantação deste que já e conhecido como o
maior conjunto de obras da história do município. “Todas as ações públicas dependem das
necessidades da comunidade e da participação de todos. Por esse motivo, boa parte do governo e as empresas concessionárias estão aqui hoje para interagir com a comunidade. Estaremos exaustivamente aqui, olhando no olho de cada um, em audiências e reuniões. Vamos ter diálogo”, garantiu o secretário.

Entre as obras estão viradouros para ônibus, melhorias no sistema de drenagem, pavimentação em concreto nos trechos de mais difícil acesso, baias e sinalização, melhorias no entorno além da estabilização da encosta para a segurança da área, cobertura da quadra, melhorias de infraestrutura e construção de um Centro de Educação Infantil.
O Programa Minha Casa, Minha Vida chegará ao bairro na Rua da Chácara, com a construção de 170 unidades habitacionais. A previsão é de que mais de três mil moradias também sejam beneficiadas com a regularização fundiária.

A subsecretária de Habitação, Ana Maria Zanetti, reforçou a determinação da prefeitura de
consultar os moradores sobre as intervenções na Estrada da Saudade. Ela afirmou que, assim como o conhecimento técnico de engenheiros e geólogos da prefeitura, é fundamental para o PAC da Estrada
da Saudade o conhecimento dos moradores que há anos vivem nas comunidades.
“Estamos convocando vocês por causa desses saberes diferentes, os saberes da comunidade. Sem eles, nós não conseguimos fazer uma obra boa, atingir os nossos objetivos. Daqui pra frente, haverá uma série de reuniões com a comunidade. Nesse primeiro momento, queremos ouvir vocês. Estamos anotando tudo aqui”, disse Ana Maria.

Quando o atual governo assumiu a prefeitura, em janeiro, o PAC  Estrada da Saudade estava parado.

O vice-prefeito Luiz Fernando Vaz ressaltou que o projeto saiu do papel graças ao prefeito Rubens Bomtempo, que correu para que a proposta de obras tramitasse, conseguindo, junto à Caixa Econômica Federal, que a licitação para os trabalhos ocorresse em maio.

 





 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS