Petrópolis, 28 de Março de 2024.
Matérias >> Cidade >> Notícias
   
  Começa o I Ciclo de Palestras em Comemoração ao Mês da Psicologia

Data: 29/08/2013

Começou ontem (26/8) o I Ciclo de Palestras em Comemoração ao Mês da Psicologia. O evento, organizado pela Assessoria de Psicologia Escolar, da Secretaria de Educação, objetiva promover o debate sobre a importância da psicologia nos ambientes das escolas. Esta semana foi escolhida para receber as palestras, todas realizadas no auditório II da Universidade Católica de Petrópolis (UCP), na Rua Barão de Amazonas, 124, Centro, por ser 27 de agosto a data em que se comemora o Dia do Psicólogo.

O primeiro dia do ciclo teve duas palestras. A primeira foiBullying Cyberbullying no Contexto Escolar, com a psicóloga e coordenadora geral de estágios do curso de Psicologia (UCP), Mara Carneiro de Souza Noel. A segunda, Ponte para o Trabalho das Emoções, Ética e Valores Humanos, com a coordenadora de Projetos de Leitura da Secretaria de Educação, Mariana de Melo e Silva Amaral.      

A subsecretária de Educação, Rosilene Ribeiro, realizou a abertura do evento e falou sobre a importância da psicologia para o desenvolvimento emocional dos alunos e a harmonia dentro das instituições.

Rosilene explicou também como funciona a Assessoria de Psicologia Escolar, que é nova na Prefeitura. “Nesta nossa gestão, liderada pelo nosso Prefeito Rubens Bomtempo, resolvemos enfrentar um grande desafio na Secretaria de Educação: o de constituir uma equipe para a Psicologia Escolar, que tem muito a contribuir com o desenvolvimento das escolas”, conta ela, que é professora de psicologia. E, completa: “Em janeiro, chegando à secretaria começamos um trabalho voltado exclusivamente para a psicologia escolar, porque hoje a pedagogia sozinha não dá mais conta da diversidade e dos embates que acontecem dentro das salas de aula. O psicólogo é um profissional voltado para questão da saúde, da qualidade de vida e das relações humanas, para entender melhor e cuidar do outro.”  

As inscrições continuam abertas e podem ser realizadas pelo e-mail psicologiaescolar.pmp@gmail.com.  Podem participar professores da rede municipal, estadual ou particular de ensino e também todos os interessados nos temas. As palestras são abertas para perguntas.

Programação

Dia 27 de agosto

8h30 – Palestra: O Autismo e a Escola: Construindo laços

Palestrante: Maria Angélica Augusto de Mello Pisetta

Doutora em Psicologia, professora de Psicologia da Universidade Federal Fluminense (UFF), membro Correspondente da Escola Brasileira de Psicanálise.

13h – Palestra: Deficiência Intelectual: estratégias e abordagens educacionais

Palestrante: Cláudia Teresinha Loureiro

Pedagoga, especialista em Psicopedagogia, Educação Infantil e Atendimento Educacional Especializado.

15h30 – Palestra: Educação e Sentido de Vida

Palestrante: Cleia Zanatta Clavery G. Duarte

Doutora em Psicologia Social (UERJ), mestre em Psicolgia Clínica (PUC/RJ), graduada em Pedagogia, Psicologia e Direito (UCP), professora dos cursos de graduação e de mestrado em Psicologia da UCP, coordenadora do curso de Psicologia da UCP e diretora do Centro de Ciências da Saúde da UCP.

Dia 28 de agosto

8h30 – Palestra: Indisciplina e Adolescência na Escola

Palestrante: Marcos Gonçalves de Oliveira

Psicólogo e conselheiro tutelar em Petrópolis.

13h – Palestra: Implicações da relação Família x Escola no sucesso escolar

Palestrante: Marta Ribeiro Lyrio

Psicóloga, especialista em Educação Infantil, Atendimento Educacional Especializado e Psicologia do Trabalho, Integrante da Assessoria de Psicologia Escolar.

Dia 29 de agosto

8h30 – Palestra: Gestão, conflitos e liderança

Palestrante: Rui Carlos Stockinger

Psicólogo e Psicoterapeuta Humanista e Existencial, escritor e professor da Universidade Gama Filho e FASE, coordenador da Saúde Mental do Município de Petrópolis.

13h – Palestra: Educação para a Saúde Emocional

Palestrante: Miriam Brito Guimarães

Coordenadora de Equipe de Formação na área de Educação e Saúde Emocional (ASEC), mestranda em Psicologia da Educação na USP, assessora pedagógica na rede particular de ensino de São Paulo, colaboradora em projetos de formação de professores da rede pública de ensino de São Paulo.

Dia 30 de agosto

8h30 – Palestra: Estratégias para manejo de sala de aula de alunos com TDAH

Palestrante: Glória Maria Barros Vargas

Pedagoga, especialista em Gestão Inclusiva (UFRJ), diretora Escola Magdalena Tagliaferro.

13h – Palestra: Lidando com o perfil psicológico do transtorno opositor-desafiador

Palestrante: Alexandre David Oliveira Passos

Psicólogo especialista em Psicologia Clínica, Psicanálise e Saúde Mental, Integrante da equipe do CAPSI – Petrópolis, e da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária – RJ.

15h30 – Palestra: Adoção: implicações pertinentes ao âmbito escolar

Palestrante: Vanessa Senna Guingo

Psicóloga especialista em Psicologia Clínica, integrante da Assessoria de Psicologia Escolar, coordenadora do Grupo de Apoio à Família e a Adoção de Petrópolis (GAFAP).




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS