Petrópolis, 28 de Março de 2024.
Matérias >> Cidade >> Notícias
   
  Restrição a caminhões

Data: 07/02/2013

  partir dessa sexta-feira, 8 de fevereiro, caminhões com três eixos ou mais não poderão trafegar pela subida da Serra de Petrópolis, em trecho da BR-040, em determinados horários de sextas-feiras, sábados e vésperas de feriados, de acordo com resolução publicada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A medida tem o objetivo de melhorar o fluxo de tráfego em direção à Região Serrana fluminense pela Rio-Petrópolis e reduzir o risco de acidentes nesse trecho da BR-040, administrado pela Concer. A restrição ao tráfego de veículos de carga funcionará entre o km 101, logo no começo da subida da Serra, em Duque de Caxias, e o km 82, próximo ao Pórtico do Quitandinha, em Petrópolis, vigorando das 16h às 22h. Aos sábados, caminhões com três eixos ou mais estarão proibidos de trafegar na subida da serra entre 8h e 14h. O caminhoneiro que desrespeitar a restrição estará sujeito à multa. A fiscalização será da Polícia Rodoviária Federal

A resolução 3.997, publicada pela ANTT no Diário Oficial da União de 24 de janeiro, regulamentou a restrição aos veículos de carga na Serra de Petrópolis. A medida não se aplica a veículos precedidos de batedores; veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento; veículos de socorro e emergência; veículos de polícia, de fiscalização e operação de trânsito; veículos prestadores de serviços de utilidade pública, quando em atendimento; motonetas, motocicletas, triciclos e quadriciclos, ainda que com "side car" ou reboques acoplados; caminhonetes e camionetas; veículos tipo automóvel, caminhonete e camioneta com reboque ou semi-reboque acoplados; veículos em transporte de animais vivos e veículos em transporte de cargas perecíveis.

Para divulgar amplamente a medida e contar com a cooperação de empresas transportadoras e caminhoneiros autônomos, folhetos estão sendo distribuídos nas três praças de pedágio da BR-040, em entidades representativas do setor de transportes, terminais de carga e postos de abastecimento às margens da Rio-Juiz de Fora. A Central de Atendimento ao Usuário, principal canal de comunicação da Concer, o site www.concer.com.br e funcionários das praças de pedágio também reforçarão a divulgação da restrição de horário.

Em Duque de Caxias, o caminhoneiro encontra dois retornos antes do trecho sob restrição: na saída km 107 (última saída antes da praça de pedágio de Xerém, situada no km 104), e na saída 101, já no começo da subida da Serra de Petrópolis, antes do ponto inicial da restrição.

Construído há mais de 80 anos, a atual subida da Serra de Petrópolis já não comporta o crescente movimento de veículos de carga observado nos últimos anos. Entre as razões apresentadas pela ANTT para colocar a restrição em vigor está a alta densidade de tráfego observada no trecho. A Concer concluiu o licenciamento ambiental do Projeto da Nova Subida da Serra, prevendo construir uma pista com traçado moderno e mais seguro, em substituição ao atual trecho da Rio-Petrópolis. A Concessionária aguarda autorização da ANTT para iniciar a obra.

 

Fonte: Diário de Petrópolis




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS