Petrópolis, 29 de Março de 2024.
Matérias >> Cidade >> Notícias
   
  Comitê prepara ações para combate as chuvas de verão

Data: 21/11/2012

Cada entidade participante ficou sabendo de sua responsabilidade em caso de temporal

Integrantes do Comitê de Ações Emergenciais se reuniram para discutir as ações de enfrentamento para o período de chuvas de verão. Durante o encontro, os representantes receberam coletes de identificação, rádios-transmissores e conheceram o Plano de Contingência de Riscos 2012/2013. No documento estão especificadas as ações, as mobilizações, as responsabilidades e a preparação que cada secretaria, órgão e entidade que faz parte do grupo deve tomar. O comitê é composto pelas secretarias municipais, concessionárias (água, energia e gás) e entidades como a Cruz Vermelha, Corpo de Bombeiros, Roer, Inea, o Exército e organizações não governamentais.

“Esse plano foi apresentado na semana passada para as secretarias e hoje (ontem) estamos apresentando ao comitê. É importante que cada entidade e órgão que faz parte deste grupo tenha conhecimento das suas responsabilidades e ações que devem tomar para as situações de emergência”, ressaltou o coordenador do Comitê de Ações Emergenciais, Luiz Eduardo Peixoto. Além das ações e mobilizações que devem ser tomadas pelas entidade e órgãos municipais, o plano também faz um mapeamento da rede de saúde do município (número de leitos, quantitativo de profissionais e veículos de resgate) e um levantamento da situação topográfica do município. O Plano de Contingência de Riscos deve estar disponibilizado no site da Prefeitura ainda nos próximos dias.

Durante o encontro do Comitê de Ações Emergenciais, os integrantes também discutiram questões sobre a comunicação e a estruturação das entidades. “Um dos grandes problemas que tivemos no Vale do Cuiabá foi a comunicação, em alguns momentos não conseguíamos falar um com os outros. Por isso os rádios transmissores são importantes”, ressaltou Peixoto, acrescentando que as orientações para a utilização e manuseio dos equipamentos será fornecida pela ROER (Rede de Operações de Emergências de Radioamadores de Petrópolis) individualmente para cada entidade participante do Comitê.

Os integrantes também pediram agilidade da Prefeitura em conseguir autorização junto ao Ministério Público (MP) para a instalação de um relógio de luz na cabine da ROER, onde está localizada a repetidora. Segundo Peixoto, no local já existe um relógio de energia elétrica, mas com a aquisição de mais equipamentos de comunicação é preciso que a concessionária Ampla instale outro relógio.

“A repetidora está localizada no Morin, em uma Área de Proteção Permanente (APP) e devido a uma determinação do MP, a Ampla não pode instalar relógios nesses áreas. Mas vamos resolver esta questão junto com o Ministério Público”, disse Peixoto. Outro ponto abordado durante a reunião foram os simulados de mobilização comunitária. Segundo o coordenador da Defesa Civil, coronel De Paula, 2.300 pessoas já participaram dos sete simulados que acontecem no dia 10 de cada mês. De acordo com ele, a participação popular vem aumentando a cada treinamento. “No último simulado, 281 pessoas foram até os 23 pontos de apoio espalhados pelas comunidades que contam com o sistema de alertas. Estamos percebendo que a população está se conscientizando. Isso é muito importante”, destacou o coronel.

Segundo o coronel De Paula, no dia 29 (Dia Nacional de Redução de Desastres) será realizada um simulado em cinco municípios do Estado do Rio de Janeiro (Petrópolis, Teresópolis, Bom Jardim, Nova Friburgo e a capital). Em Petrópolis, o treinamento será realizado na Escola Papa João Paulo II, no bairro São Sebastião. “Vamos mobilizar os 206 alunos deste colégio, além de outros 50 estudantes de outras escolas. Realizar esses treinamentos junto com as crianças é importante para que elas repliquem o que aprenderam em casa”, salientou o coronel. Segundo o coordenador da Defesa Civil, 1.500 alunos da rede municipal de ensino já participaram das simulações que estão sendo realizadas desde maio.

 

Janaina do Carmo

Redação Tribuna




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS