Petrópolis, 16 de Abril de 2024.
Matérias >> Cidade >> Notícias
   
  Previsão de chuva deixa serra em estado de atenção

Data: 13/11/2012

 O Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/ Inpe) emitiu na manhã de ontem um alerta de “estado de atenção” para a ocorrência de chuvas fortes com volumes significativos em diversas localidades na Região Sudeste do país. De acordo com o alerta, os temporais podem atingir áreas de alta vulnerabilidade como a Região Serrana, norte e Região dos Lagos no Rio de Janeiro e até áreas da região metropolitana da capital fluminense; região metalúrgica e Grande Belo Horizonte, Zona da Mata e Rio Doce/Mucuri em Minas Gerais (com chance de menos intensidade) e na região serrana, sul, litoral sul e grande Vitória no Espírito Santo.

Segundo os meteorologistas, a chuva será causada pela formação de um canal de umidade, que será o primeiro episódio de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) deste período chuvoso. Esse canal intensificará a condição de chuvas intensas entre o Norte e o Sudeste do Brasil. As chuvas intensas também devem se concentrar sobre áreas do Amazonas, Roraima, Acre, boa parte de Rondônia, oeste, sudeste, sudoeste e centro do Pará, Tocantins, sul do Maranhão, Mato Grosso, norte, centro e nordeste do Mato Grosso do Sul, oeste, sudoeste, norte, planalto central e Serra da Mantiqueira em São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, norte do Paraná, oeste e sul da Bahia.

Amanhã, de acordo com os meteorologistas, as condições para a chuva forte continuarão sobre áreas do Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, oeste, sudeste, centro e sudoeste do Pará, Tocantins, oeste e sul do Maranhão, extremo sul do Piauí, oeste, centro, sudoeste, sul e litoral sul da Bahia, grande parte de Minas Gerais (com menor chance no sul e zona da mata mineira), norte do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Neste dia ainda persistirá a chance temporais na região de Jequitinhonha em Minas Gerais, Espírito Santo e extremo norte do Rio de Janeiro.

Segundo as previsões, as chuvas sobre as demais áreas do Rio e Zona da Mata Mineira deverão persistir, porém, com menor intensidade, no entanto, devido a alta vulnerabilidade destas localidades e da chance de chuvas significativa no dia anterior, estas áreas permanecem em Estado de Atenção. As temperaturas, em Petrópolis, permanecem amenas, com as máximas entre 22 graus e a mínima de 15ºC. Há previsão de aumento nas temperaturas a partir do fim de semana. No domingo os termômetros podem ficar em torno de 30 graus.

 

Redação Tribuna




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS