Petrópolis, 28 de Março de 2024.
Matérias >> Cidade >> Notícias
   
  Águas do Imperador recomenda consumo criterioso

Data: 13/09/2012

 

 

No Caxambu, já é possível perceber a diferença: áreas por onde a água corria hoje estão secas. Nível caiu 40%./Foto: Marco Oddone.

A prolongada estiagem que atinge todo o país vem causando sérios problemas no abastecimento de água em várias cidades. O clima mais seco desde o verão impede a precipitação de chuvas significativas para o abastecimento dos mananciais. Nos últimos meses, essas chuvas caem praticamente a cada trinta dias e não são suficientes para a recuperação dos níveis.

 

Em Petrópolis, a vazão dos mananciais caiu 40% e o abastecimento ganhou o reforço dos sistemas da Ponte de Ferro e Rio da Cidade, que há 20 dias operam para suprir a queda de vazão. Essas elevatórias construídas em 1998 dobram a capacidade de abastecimento. “Com a diminuição das vazões em Caxambu Grande e Vargem Grande, imediatamente buscamos essas alternativas criadas no início da concessão, justamente para equilibrar o abastecimento durante a estiagem. Com este reforço e mais manobras para os bairros distantes e altos, conseguimos manter o abastecimento regular, mas precisamos que toda a população tenha um consumo bastante criterioso nesta época para que as regiões mais altas não fiquem desabastecidas, pois com a diminuição do volume de água e a conseqüente queda de pressão o abastecimento de algumas localidades fica mais difícil. Além disso, é justamente durante a estiagem que ocorre grande aumento do consumo de água fornecida pela empresa, já que as minas e poços utilizados durante o restante do ano, secam”, explica Marcio Salles, superintendente de Águas do Imperador.

Toda a população deve economizar água

Os efeitos da estiagem só podem ser minimizados pelo uso criterioso da água. Medidas simples como verificar a existência de vazamentos em torneiras, bóias e descargas são fundamentais. Todo e qualquer desperdício, como lavar carros mantendo mangueiras abertas, limpar calçadas e quintais com água, tomar banhos prolongados, e manter torneiras abertas desnecessariamente devem ser evitados, pois comprometem o abastecimento de todos.

A Águas do Imperador deve ser avisada sobre vazamentos em vias públicas através do telefone 115, e vazamentos internos devem ser prontamente reparados, para que toda a população possa ser abastecida regularmente. As chuvas previstas para hoje e amanhã não serão suficientes para reposição integral dos mananciais, portanto é preciso que o consumo seja criterioso e consciente.

 

Redação Tribuna




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS