Petrópolis, 28 de Março de 2024.
Matérias >> Cidade >> Notícias
   
  Inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto

Data: 04/07/2012

 

 

Foto: Marco Oddone

Com licenciamento de todos os órgãos ambientais e responsáveis pela preservação do Patrimônio Histórico, a Concessionária Águas do Imperador inaugura amanhã a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Piabanha. A ETE-Piabanha tem tecnologia que a coloca entre os mais modernos equipamentos do mundo em tratamento de esgoto. Ela vai tratar 11 milhões de litros de esgoto por dia e deverá beneficiar 30 mil moradores dos bairros Mosela e Bingen. “O projeto da ETE Piabanha tem compromisso ambiental e apresenta soluções inovadoras e sustentáveis. Ela é a primeira estação no Brasil a utilizar um sistema diferenciado de aeração, que aumenta a eficiência do tratamento e reduz o consumo de energia em 30%. A concepção da estação inclui uma estufa para produção de mudas de espécies nativas para reflorestamento, telhado ecológico sobre os tanques, iluminação em led de alto desempenho, estação meteorológica, reaproveitamento da água da chuva e um auditório com 30 lugares – espaço dedicado à realização de eventos de educação ambiental para a sociedade”, explica o superintendente da Concessionária Águas do Imperador, Márcio Salles Gomes.

O superintendente da concessionária explica que os equipamentos farão também  o tratamento de odores e de ruídos, de modo a evitar transtornos. Na construção da ETE foram preservadas as árvores originais do terreno e realizada a recuperação da vegetação da margem do rio. Houve também o alargamento das calçadas no entorno da unidade e instalação de novos equipamentos urbanos. “Esta estação de alta tecnologia permitirá que consigamos atingir o nosso principal objetivo, que é melhorar as condições do Rio Piabanha. Com esta ETE completamos a implementação do sistema de tratamento no primeiro distrito e chegaremos ao índice de 77% de esgoto urbano tratado na cidade. Com a inauguração das estações de Corrêas e Nogueira, este número vai chegar a 85%”, pontua.

De acordo com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), a ETE Piabanha possui licença de instalação IN003006, emitida por meio de análise do administrativo E-07/504692/2010. Com validade até outubro de 2013, a licença passou por apreciação no Conselho Diretor do Instituto Estadual do Ambiente (Condir/Inea). Ainda segundo o Inea, o  projeto, apresentado e aprovado, também possui autorização dos institutos Chico Mendes (ICMBio), Nacional do Patrimônio Cultural (Inepac) e do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e dele consta a proteção da área da ETE com grades com 1m80 de altura.

A inauguração da ETE Piabanha dá seguimento ao programa de despoluição das
bacias dos rios da cidade, iniciado em 2000, que visa a universalização do tratamento de esgotos no município. “Com a ETE – Piabanha já contabilizamos mais de 20 unidades de tratamento de esgoto em Petrópolis. No primeiro distrito já temos as ETE´s Palatinato e Quitandinha, 12 estações menores e seis biodigestores. Isso coloca Petrópolis como a segunda cidade do Estado do Rio em tratamento de esgotos, conforme o Instituto Trata Brasil”, pontua o superintendente.

Márcio Salles lembra ainda que investimentos também vêm sendo feitos nos distritos. “Ainda nesse ano, entram em operação as estações de tratamento de esgoto de Nogueira e Corrêas, além dos biodigestores do Córrego Grande e Vila Rica, elevando para 85% o percentual de esgotos urbanos tratados em Petrópolis. A partir de 2013, serão construídas as estações de tratamento do Itamarati, Cascatinha, Itaipava e Pedro do Rio. No caso de Nogueira, a rede já foi instalada ao redor do lago e em todo o distrito. Estamos também iniciando um trabalho na Região do Vale do Cuiabá para a  construção de uma estação de tratamento naquela região”, finalizou. 

 

Jaqueline Ribeiro
Redação Tribuna



 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS