Petrópolis, 19 de Abril de 2024.
Matérias >> Cidade >> Notícias
   
  Novos pontos para retirar o Cartão SUS; confira a lista

Data: 24/04/2012

 

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está ampliando o número de postos de emissão do Cartão Nacional de Saúde – Cartão SUS, com o objetivo de proporcionar mais agilidade no atendimento aos usuários do sistema. Até agora, já foram emitidos em Petrópolis cerca de 140 mil cartões. A SMS esclarece que não há prazo para os usuários fazerem o cartão e orienta que a população procure os locais de emissão à medida que tiverem necessidade de utilizar os serviços públicos de saúde.

A confecção do Cartão SUS é uma determinação do Ministério da Saúde e tem como principal objetivo a criação de um banco de dados para histórico clínico de cada paciente. O cartão SUS passou a ser exigido para qualquer tipo de atendimento como consultas, exames e cirurgias, e foi regulamentado pela Portaria de número 763 de 20 de julho de 2011.

Para atender a demanda, a Secretaria abriu postos de atendimentos em diferentes unidades de saúde (ver relação abaixo). Alguns dos postos atendem exclusivamente o público interno da unidade onde funcionam, facilitando o acesso aos pacientes e agilizando o atendimento destes usuários. “Ao permitirmos a emissão dos cartões SUS por hospitais conveniados ou próprios do município, clínicas, entre outras unidades de saúde, descentralizamos este serviço da Secretaria Municipal de Saúde. A medida tem como principal objetivo evitar que os usuários tenham que enfrentar longas filas para fazer o cartão e principalmente que os pacientes que utilizam estas unidades tenham que se deslocar até a secretaria”, explicou.

 

Para ter acesso ao Cartão SUS, o usuário precisa apresentar os seguintes documentos:

Carteira de Identidade; CPF; Título de Eleitor e Comprovante de residência (preferencialmente em nome do paciente).

No caso de menores de idade, é exigida a Certidão de Nascimento ou Carteira de Identidade (caso tenha) e CPF (caso tenha) e os documentos do pai ou mãe (Carteira de Identidade, CPF, Título de Eleitor e comprovante de residência).

Além da própria sede da secretaria, que fica na Rua Aureliano Coutinho, 81 (funcionamento de 8h às 16h), os usuários das unidades de saúde relacionadas abaixo podem fazer o cartão nos locais onde estão sendo atendidos. Em breve, outras unidades de saúde também passarão a emitir o Cartão SUS.

 

Relação de unidades que emitem cartão SUS:

Para todos os usuários - Centro de Saúde / Pronto Socorro do Alto da Serra/ Secretaria de Saúde

Para usuários internos - Sanatório Oswaldo Cruz / Hospital Santa Teresa / Hospital Alcides Carneiro / Hospital Clínico de Corrêas / CTO / Caps AD3 / Saúde Mental / Ambulatório Escola da Faculdade de Medicina – Ambulatório de Especialidades / DST-Aids




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS