Petrópolis, 23 de Abril de 2024.
Matérias >> Frente Pró-Petrópolis >> Reuniões e Eventos
   
  Prefeitura inaugura Casa dos Conselhos Municipais Augusto Ângelo Zanatta e Auditório Philippe Guédon

Data: 20/07/2015

 

 

Prefeitura inaugura Casa dos Conselhos Municipais ´Augusto Ângelo Zanatta´ e Auditório ´Philippe Guédon´

Diário de Petrópolis, segunda-feira, 20/07/2015

 

 

O prefeito Rubens Bomtempo inaugurou na última quarta-feira (15/7) a nova sede da Casa dos Conselhos Municipais, que recebeu o nome de Augusto Ângelo Zanatta, localizada em um prédio anexo ao Palácio Sérgio Fadel (sede da Prefeitura, na Avenida Koeler). No espaço, totalmente reformado, mais de 300 pessoas se emocionaram durante a solenidade que homenageou Zanatta (in memorian) e Philippe Guédon, ícones na luta pela participação popular na cidade.

“Estamos entregando um espaço que pertence a sociedade civil e também para aqueles que querem participação popular e avanços nas políticas públicas da nossa cidade. É um espaço que pertence ao povo petropolitano. Aqui é um local para discutir políticas públicas para a construção de uma nova realidade, um novo futuro para Petrópolis”, destacou o prefeito Rubens Bomtempo, que durante a solenidade anunciou ainda o vale transporte para o conselheiro municipal representante da sociedade civil, a carteira de identificação do conselheiro e ainda o jornal dos Conselhos Municipais.

“São instrumentos que vão qualificar o trabalho do conselheiro. Essas ações, além de serem reivindicações antigas dos conselhos, vão fortalecer e garantir a participação popular”, ressaltou o prefeito ao entregar a primeira carteirinha a conselheira Pedentrina de Araújo Fernandes, do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa de Petrópolis (CMDDPI). Bomtempo também assinou um projeto de lei que será encaminhado à Câmara de Vereadores, criando o Dia do Conselheiro Municipal, que será festejado em 10 de janeiro, aniversário de Augusto Ângelo Zanatta.

“Tenho uma trajetória de vida com esses dois homens, Zanatta e Guédon. São amigos e companheiros na luta pela participação popular em nossa cidade. Estas homenagens são mais que merecidas”, disse o prefeito ao entregar uma placa a viúva de Augusto Ângelo Zanatta, Eliana Ferreira Zanatta e a Philippe Guédon. “Zanatta partiu há nove anos e sempre foi um apaixonado por esta cidade. Ele sempre dizia: minha querida Petrópolis”, disse emocionada a viúva. Guédon, que assistiu a cerimônia ao lado da esposa, dos sete filhos e dos netos, também se emocionou e relembrou a amizade “respeitosa” com Zanatta. “Sempre caminhamos juntos. Este evento da Prefeitura é uma homenagem a participação popular”, ressaltou. Durante a solenidade Guédon entregou um texto contando sua trajetória de 40 anos dentro da construção do controle social.

A secretária de Controle Interno, Rosângela Stumpft e o secretário de Governo Juvenil Reis também destacaram a importância de Zanatta e de Guédon no fortalecimento do movimento popular em Petrópolis. “Zanatta morreu dentro do trabalho lutando pela participação popular”, lembrou Rosângela. “São dois heróis deste movimento”, disse Juvenil.

Atualmente a cidade conta com 25 conselhos ativos que, juntos, contam com mais de 800 conselheiros. Em dois anos foram mais de 50 audiências públicas e 600 reuniões realizadas. Entre os avanços conquistados no governo Bomtempo está a lei que torna todos os conselhos deliberativos, a informatização do Núcleo de Apoio às Comissões e Conselhos, o portal da Casa dos Conselhos, a TV Participação, além da disponibilização online, na página oficial da Prefeitura, do calendário das reuniões, o auxílio na convocação dos conselheiros, um maior controle das informações e a interação por meio da rede social (atualmente a fanpage conta com 500 seguidores). A Prefeitura também está reativando dois conselhos: Conselho Municipal da Comunicação Social (CMCS) e o Conselho Municipal da Juventude (CMJ).




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS