Petrópolis, 19 de Abril de 2024.
Matérias >> Frente Pró-Petrópolis >> Pautas e Atas
   
  FPP: PAUTA da reunião prevista para 03.OUTUBRO.2017: 09:00-12:00h

Data: 25/09/2017

 

FRENTE PRÓ-PETRÓPOLIS: FPP

PAUTA da reunião de terça-feira, 03.Outubro.2017, das 09:00 às 12:00 horas

FIRJAN – Av. D. Pedro I. 275 – 25610-020 – Petrópolis – R.J. – Tel.: 2242.3865

Contatos: phiguedon@gmail.com / dadosmunicipais@gmail.com

 

CLIQUE DADOSMUNICIPAIS E VISITE NOSSO ESFORÇO COMUNITÁRIO

 

I – PRESENÇAS REGISTRADAS E DATAS DAS PRÓXIMAS REUNIÕES

 

01 - Ausências justificadas: ...

 

02 – Presenças: ...

 

03 - Calendário FPP dos próximos 3 meses (1ª terça do mês, 9h00 às 12h00):

Outubro: 03

Novembro: 07

Dezembro: 05

Janeiro 2018: não haverá reunião

 

04 – Calendário de reuniões dos Conselhos Diretor e Fiscal do IPGPar: Assembléia Geral Extraordinária, 05 de outubro, 16h00/30 às 18h00 no auditório do 3º andar do PTRS.  A presença de quem deseja ser associado do IPGPar será bem-vinda.

 

NOSSO SISTEMA DE PARTICIPAÇÃO INDEPENDENTE COMPREENDE A FPP, O DADOSMUNICIPAIS, O BRADO E O IPGPar. E VAI GERAR O OBSERVATÓRIO SOCIAL OSPetro E O INK. PARTICIPE E USE.

 

II – AÇÕES DA FPP

 

01 – COORDENADORIA E SECRETARIA DA FPP. O IPGPar assegurará forma de coordenação e secretaria da FPP a partir de 01.01.18.

 

02 – NSS.  Vemos no noticiário a presença marcante do Deputado Federal Hugo Leal em todas as reflexões e movimentos que interessam a NSS e a BR-040. Sugerimos que a nossa postura seja a de acompanhar a evolução do tema através do Gabinete do Deputado, permanecendo ao dispor para quaisquer reuniões que se façam necessárias. Mais do que isto, arrisca atrapalhar em vez de ajudar.

 

03 – CUIABÁ E REFLORESTAMENTO.  O Comp. Alexandre Hugueney apresentou palestra muito aplaudida, apoiada em data show elogiado, na reunião de 06.09. O Companheiro Cleveland sugeriu que essa palestra fosse apresentada no Ciclo do IPGPar “A Petrópolis que queremos”, na perspectiva do Planejamento Estratégico.

 

04 – JUDICIALIZAÇÃO DA SAÚDE. Aguardamos o retorno do Senhor Juiz Jorge Martins para agendarmos a sua exposição na reunião FPP de sua melhor conveniência a partir de outubro.

 

05 – AÇÃO POPULAR. Alvarães ficou de estudar a possibilidade de apresentarmos uma Ação Popular em nome de pessoa física, cobrando os dois Prefeitos e o mesmo presidente da Câmara (em 2016 e 2017) pelo descumprimento do art. 79 da LOM jamais publicada. A omissão de nossos Poderes, nas duas Legislaturas, é evidente e chocante; por outro lado, só o nosso Plenário poderá decidir se vale a pena um de nós, mais uma vez, concentrar nos seus ombros o papel de toda a Sociedade inerte.

 

06 – FINANCIAMENTO DE PARTIDOS. O Partido Novo adota a postura de não usar as verbas (vultuosas) do Fundo Partidário, para viver integralmente das contribuições de seus filiados (na faixa de R$ 240,00 por ano, ou R$ 20,00/mês) e das doações de pessoas físicas eventualmente recebidas nas campanhas. Um partido médio-pequeno com 100.000 filiados poderia gerar 24 milhões de receitas por biênio, e custear a sua vida operacional e as eleições de seus candidatos. Citamos o caso aqui por ser uma questão que afeta a cidadania por ser o Fundo Partidário destinatário de verbas orçamentárias federais que se podem tornar absurdamente elevadas para o povo. Parabéns à sigla.

 

07 – DIFICULDADES FINANCEIRAS NA PMP. Relatamos aqui notícias que correm à boca pequena sobre sérias dificuldades financeiras da PMP, obrigando a cortes em áreas-chave da competência municipal, transferindo para o nível da ação junto à população a obrigação de inventar recursos para minimizar a crise. Ainda estamos no primeiro ano de Governo, já queimamos o cartucho da reforma da estrutura administrativa, não mexemos nos RH nem no RPPS e mantemos absurdos como os 16 sedãs Voyage da Câmara e seus rios de combustível, aliados a zero planejamento; cerca de 500 cargos de confiança, boa metade dos quais é mera recompensa de campanha. Não vai acabar bem. A FPP continua aberta à colaboração, mas teme que os ouvidos continuem moucos para a sociedade. 

 

08 – RPPS. A nossa bomba-relógio continua produzindo o seu tique-taque na maior indiferença aparente. Deixar a sociedade de fora nos parece um erro basilar, pois quem pagará a inevitável conta é a população de Petrópolis. Nem lembramos mais o INK, mas lamentamos a teimosia oficial em errar sozinha quando não tem como arcar com o custo da solução sem repassá-la ao povo. Voltamos a sugerir que se ouça o Dr. Júlio Passos, Atuário, profundo conhecedor do tema e das soluções pelas quais optaram outros Municípios.

 

09 – ÁGUAS DO IMPERADOR. Talvez devêssemos protestar junto ao TCE-RJ, ou à Conselheira remanescente (pois os demais estão afastados sob suspeitas de corrupção), pela inédita demora em apurar o caso da prorrogação secreta do contrato. Vimos qual a postura do MP-E (o Ofício do mesmo está com o Comp. Hugueney), e achamos quase um desperdício de cidadania martelar em ferro tão frio. Mas a decisão deveria ser coletiva.

 

10 – HAIMO SCHELBLE. Nosso excelente e velho Amigo informa que deseja participar das atividades do OSPetro e da FPP, mas que não lhe é possível deixar a sua indústria durante o expediente dos dias de semana. Pede que o plenário pense sobre possíveis alternativas, como reuniões ao final da tarde ou até aos sábados. Sem querermos interferir na posição de cada qual, achamos que cabe a reflexão para ativar a presença de possíveis outros integrantes da FPP; e Haimo é um excepcional ativista das causas comunitárias.

 

III – IPGPar

 

01 - AGE DE 05.10.2017. Foi convocada AGE pelo IPGPar, que terá lugar em 05 de outubro de 2017 das 16h00/16h30 até às 18h00, no auditório do 3º andar do PTRS. A presença de todos os sócios fundadores e efetivos é muito necessária, dada a importância da pauta remetida via e-mail aos sócios. O IPGPar irá desempenhar papel-chave na participação em Petrópolis e o seu aplaudido programa de capacitação está em curso. Alertamos para o fato do site estar em processo de revisão por falha técnica. Obrigado. Qualquer contato pode ser feito através do email dadosmunicipais@gmail.com. Maiores informações, fico ao dispor. Adiantamos que um painel de atualização sobre as contas do IPGPar desde a sua fundação, ora em curso de montagem, será apresentado (autoria do Escritório Starck & Reynaldo, nossos Contadores).

 

02 – PROGRAMAÇÃO DE PALESTRAS E CURSOS DO 2º SEM 2017. Continua sendo apresentada, graças à generosa militância de Companheiros, entre os quais Cleveland, Manoel Ribeiro, Luiz Carlos Dias de Oliveira, Renato Araújo, Sílvia. Paulo Martins salvou uma das aulas in extremis emprestando e trazendo o seu computador e seu projetor de data show. Participação é isto tudo aí.

 

03 – CICLO DE PALESTRAS DA ABAL. A ABAL – Academia Brasileira Ambientalista de Letras realizará mais um evento de seu Ciclo de Palestras da ABAL, dia 26 de setembro (3ª feira), às 18h, na Casa Claudio de Souza.

O Ciclo de Palestras da ABAL já se consagrou como um dos eventos de destaque no calendário cultural de Petrópolis. Mensalmente, temas ambientais e sobre sustentabilidade são apresentados e discutidos.

O Prof. Sérgio da Silva Monteiro, Coordenador do Setor de Plantas Medicinais, Fiocruz/Petrópolis, ministrará a palestra “Um Dedo de Prosa sobre Plantas Medicinais”. O evento é aberto ao público, e na mesma ocasião haverá uma homenagem ao Presidente do Conselho de Acadêmicos da ABAL, Francisco Vilardo.

Contamos com vossa presença!

Atenciosamente,

Prof. Cleveland M. Jones, DSc.

Presidente

Academia Brasileira Ambientalista de Letras - ABAL

Cel.: (24) 98127-3942

Prof. Luiz Sanseverino,

Diretor Cultural

Coordenador do 2º Festival de Literatura Ambiental da ABAL - 2017

 

IV – OSPetro.

 

01 – SECRETARIA GERAL. No quadro da organização do IPGPar, pretendemos   assegurar a secretaria geral do OSPetro, dentro das particularidades de Petrópolis e da realidade do momento.

 

02 – IPGPar e OSPetro. Tão logo eleito o novo Conselho Diretor do IPGPar no dia 05 de outubro, os seus componentes começarão a definir e adotar as providências para viabilizar o seu próprio Secretariado e, por vias de consequência, o Secretariado do OSPetro.  A partir daí serão retomadas as providências para a ativação do Observatório de Petrópolis.

 

03 – CURSOS E PALESTRAS DE ATUALIZAÇÃO. A OSB tem proposto Cursos de informação com constância. Talvez um de nossos Companheiros deseje fala a respeito quando da reunião do dia 03.

 




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS