Petrópolis, 28 de Março de 2024.
Matérias >> Poder Executivo Mun. >> Desenvolvimento Humano
   
  Secretário fala de projetos para o meio ambiente

Data: 10/06/2009

Secretário fala de projetos para o meio ambiente

 

            Na busca pelo tempo perdido, o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Petrópolis, Luiz Eduardo Peixoto, está atrás de recursos privados e da União e do Estado para desenvolver os projetos municipais.

 

            A primeira medida já foi tomada que foi o pedido para que seja instalado o Comitê Gestor e o chefe do Parque. Sem estes dois procedimentos, segundo Peixoto, fica difícil conseguir recursos da União e do Governo Estadual.

 

            Um dos projetos a serem desenvolvidos pela Prefeitura em parceria com outros municípios, dentro da proposta do Consórcio de Municípios para tratar do lixo, está a construção e instalação da usina de gaseificação. O secretário Peixoto explicou que o objetivo, ao ‘incinerar’ o lixo a uma temperatura elevadíssima, é produzir um vapor que, canalizado, gera energia e um líquidos, que vira pedra e pode ser utilizado em obra.

 

            Com relação ao consórcio intermunicipal para a solução do destino final de resíduos sólidos na região serrana, reunindo os municípios de Petrópolis, Areal, Três Rios, Paraíba do Sul e Levy Gasparian, o secretário disse que ele será também para discussão das políticas públicas ambientais.

 

            Na mesma linha do consórcio, mas como associação, secretários municipais de Meio Ambiente estão apoiando a idéia do secretário Luis Eduardo Peixoto  de criação de uma associação de secretários ambientais da Região Serrana e adjacências.

 

            De acordo com o secretário de Meio Ambiente, quando se discute um assunto referente ao Parque Nacional da Serra dos Órgãos, três municípios – Petrópolis, Teresópolis e Guapimirim – devem participar, pois o território do parque afeta os três. Ele disse que a associação está em estudo, mas já tem o apoio de sete secretários.

 

 

Fonte: Tribuna de Petrópolis – 7 de junho de 2009.

Autor: Rogério Tosta




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS