Petrópolis, 23 de Abril de 2024.
Matérias >> Poder Executivo Mun. >> Infraestrutura
   
  Construção de viaduto vai afetar o trânsito na BR-040

Data: 22/01/2009

Os petropolitanos que viajam diariamente ao Rio vão enfrentar problemas, a partir de fevereiro, com o início das obras de construção de um viaduto sobre a pista da BR-040, na altura de Santa Cruz da Serra, na Baixada, parte do Arco Metropolitano, estrada que ligará Itaboraí ao Porto de Itaguaí, integrando todas as rodovias federais que cortam o estado. O viaduto é o maior entre os quatro, que farão parte da nova estrada. O início da obra foi anunciado pelo vice-governador e secretário estadual de Obras. Luiz Fernando Pezão. A concessionária Concer, que explora o pedágio na rodovia, não soube informar, se haverá algum esquema especial de tráfego na BR-040 para reduzir os transtornos provocados pelas obras.

 

Segundo Pezão, o governo conseguiu a liberação de algumas áreas que estavam com pendências ambientais, como a Cidade dos Meninos, em Duque de Caxias, e a Floresta Nacional de Eucaliptos Mário Xavier (Flona), em Seropédica. Nessas áreas, as empresas começarão a se instalar em fevereiro e a terraplenagem será iniciada em março, para que o cronograma de 24 meses seja respeitado.

 

“O Arco Metropolitano do rio de Janeiro está em andamento e vamos abrir mais frentes, para que a estrada possa estar pronta dentro do nosso prazo. A estrada irá induzir a região metropolitana ao desenvolvimento, transformando a região em uma grande área de logística e transformando o Porto de Itaguaí em rota de produtos, não apenas do Rio, mas de Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e dos estados da região Centro-Oeste”, afirmou o vice-governador.

 

Pezão aproveitou ainda para externar a expectativa do estado em relação aos projetos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade, que deverá ser anunciado depois da definição das cidades sede da Copa 2014. Ele acredita que, em 15 dias, o governo federal deve definir as cidades que receberão os recursos. São R$ 4,7 bilhões para atender aos projetos de construção das linhas Três (Niterói – São Gonçalo) e Quatro (Zona Sul - Barra), do Metrô; do corredor T-5, que ligará a Barra da Tijuca a Madureira e Penha, podendo chegar ao Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim – Galeão; e a ampliação da Via Light, ligando a estrada até a Avenida Brasil e Madureira.

 

 

Fonte: Tribuna de Petrópolis – 17 de janeiro de 2009.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS