Petrópolis, 29 de Março de 2024.
Matérias >> Poder Executivo Mun. >> Infraestrutura
   
  Silva Jardim vira mão dupla nesta quarta-feira

Data: 10/01/2012

Há mais de cinco anos que a rua funcionava exclusivamente com mão em direção ao centro

 

A partir desta quarta-feira, petropolitanos terão mais uma opção de acesso ao Quissamã e aos distritos. Isso porque a CPTrans está retornando com a mão dupla na Rua Silva Jardim, que há mais de cinco anos funcionava exclusivamente com mão em direção ao centro da cidade. A providência está sendo comemorada por muitos motoristas e ainda existe a possibilidade das linhas de ônibus que atendem ao bairro Esperança e ao Floresta passarem pelo local.

De acordo com Roberto Naval, presidente da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transporte – CPTrans, a princípio a mão dupla será aberta apenas para carros e utilitários. “Nos reuniremos com o Conselho Municipal de Trânsito (Comutran) para mostrar as alterações, e já no dia seguinte elas serão empregadas”, contou Naval.
Para o bom funcionamento, a fiscalização ao longo da rua será ainda mais intensa, já que o trecho é usado como estacionamento irregular por muitos motoristas. São dezenas de carros que ficam parados no local durante todo o dia. “Apesar de se tratar de uma área onde o estacionamento é proibido, muitos não respeitam e isso atrapalha a passagem de dois veículos ao mesmo tempo”, explica.
Pelo local, atualmente, passam a maioria das linhas que seguem da região do Cascatinha, por exemplo, em direção ao Centro e, está sendo feito um estudo para avaliar a possibilidade de mais duas passarem a usar o trecho, ou seja, Floresta e Bairro Esperança. “Esse estudo deve ficar pronto até o fim do mês. Dentro desse período, faremos testes com essas linhas. Vamos verificar todas as possibilidades, inclusive a de apenas uma delas voltar a passar pela Silva Jardim tanto na ida, quanto na volta para a comunidade”, explica.
Hoje, com partidas da Praça Duque de Caxias, essas duas linhas passam pelas ruas Caldas Viana, Floriano Peixoto, Alberto Torres e Fonseca Ramos e, com as alterações previstas, todo esse itinerário será extinto. Em ambos os casos, os coletivos voltarão a subir a Rua Silva Jardim, passando por menos oito ruas. Segundo o motorista José Carlos Gomes, para quem trabalha no trânsito  a medida é uma grande vitória.
Com as alterações, haverá redução nos pontos de retenção, dando mais fluidez ao trânsito, como por exemplo nas Ruas Caldas Viana, Floriano Peixoto, Alberto Torres e Fonseca Ramos.  Influenciará ainda nas áreas do cruzamento das ruas Souza Franco e Caldas Viana, Avenida Ipiranga, Rua Santos Dumont e Rua Benjamin Constant.

Fonte: Tribuna de Petrópolis, 10 de Janeiro de 2012.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS