Petrópolis, 16 de Abril de 2024.
Matérias >> Poder Executivo Mun. >> Desenvolvimento Econômico
   
  Projeto qualifica a oferta gastronômica da cidade

Data: 26/02/2009

Fortalecer os destinos turísticos do país, trabalhando o setor de alimentação fora do lar como vantagem competitiva. Este é o objetivo fundamental do projeto Caminhos do Sabor - A união faz o destino, parceria entre Abrasel, SEBRAE e Ministério do Turismo, lançado oficialmente em Petrópolis nesta última quarta-feira, em cerimônia realizada no auditório na Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FASE). Na ocasião também tomou posse a nova diretoria e conselhos do Petrópolis Convention & Visitors Bureau.

 

Diversas autoridades estiveram presentes no evento, entre elas Rodrigo Aquim (Presidente da ABRASEL/RJ), Sérgio Mello (Diretor de Operações da TurisRio), Agnaldo Goivinho (Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico de Petrópolis), Bernardo Rossi (Presidente da Câmara de Vereadores), Gil Magno e Thiago Damasceno (vereadores locais), Marco Navega (Presidente do Macaé Convention Bureau), Charles Rossi (Diretor-Presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis), José Alexandre (Presidente do Nova Friburgo Convention Bureau), Ricardo Raposo (Presidente do Teresópolis Convention Bureau e Secretário de Comunicação de Teresópolis), Leonardo Anderson (Vice-Presidente do Macaé Convention Bureau), Michel Al Odeh (Secretário de Turismo de Teresópolis), Rosalvo Junior (Secretário de Turismo de Macaé), dentre outras.

 

Charles Rossi, Diretor-Presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis, representou o Prefeito de Petrópolis Paulo Mustrangi e falou sobre o potencial turístico enorme que Petrópolis possui, mas disse que o serviço ainda é falho em alguns aspectos. "A permanência do turista é pequena, nossos produtos turísticos não estão adequados para receber e fazer com que esse turista deixe recursos na cidade", Para o diretor, a cultura é o maior ícone e a história o maior patrimônio da cidade, e a sociedade deveria se interessar a participar desse ativo, O Caminhos do Sabor foi apresentado por Tomaz Assmar de Carvalho, consultor da Insight, empresa responsável pela sua execução. Petrópolis está entre os 65 municípios indutores do turismo escolhidos para participar do projeto, e os destaques na área da gastronomia local são o bom atendimento, a higiene, a qualidade dos alimentos e a variedade dos cardápios. Segundo ele, é o projeto mais ambicioso, estruturado e amplo que já realizou nos últimos 20 anos. "O objetivo é dar um nível maior de competitividade turística às regiões participantes, qualificando a oferta gastronômica do lugar", afirmou Tomaz.

 

Este projeto é a primeira grande realização da gestão de Flávio Câmara como presidente do PCVB e da nova diretoria. Ele ressalta a sua importância para a nossa cidade no que diz respeito a um melhor posicionamento turístico do nosso destino, destacando principalmente o clima de serra e montanha, paz, tranqüilidade, e a diversidade gastronômica da região.

 

Sobre seus objetivos para os próximos dois anos à frente da associação, Flávio destaca que em primeiro lugar é preciso haver união do trade e parcerias estratégicas com diversas entidades. "Queremos profissionalizar o PCVB, realizar um marketing turístico na cidade, viabilizar a construção do Centro de Convenções e aumentar a nossa base de mantenedores. Estes são alguns dos pontos que pretendemos trabalhar neste biênio 2009/2010", frisou o presidente eleito.

 

 

Fonte: Diário de Petrópolis – 4 de fevereiro de 2009.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS