Indústria no Morin anuncia a adoção de medidas para reduzir os poluentes
Data: 09/04/2015
- Tribuna de Petrópolis, Quinta, 09 Abril 2015 10:16
A indústria Lexmar (IKINHA malhas), que funciona no prédio da antiga Fábrica Santa Helena, no Morin, anunciou que já está em funcionamento, desde o dia 3 de março, o sistema de lavagem de gases, equipamento capaz de reduzir a emissão de poluentes na fumaça produzida pelas caldeiras, que operam com madeiras de eucalipto.
Segundo a empresa, esse combustível é considerado o ecologicamente mais correto e tem larga utilização em todo o mundo, para a geração de energia calorífica e elétrica. Em nota, a Lexmar acrescenta que esse tipo de combustível libera pouca carga de poluentes, principalmente em comparação aos combustíveis derivados do petróleo.
Fazendo referência a matéria publicada pela Tribuna, no último dia 25 de março, quando moradores reclamaram da fumaça expelida pela fábrica, a nota acrescenta que as caldeiras da Lexmar dispõem de filtros do tipo multiciclone, que retêm materiais particulados, eliminando sua liberação na atmosfera. Além disso, anuncia que está em fase de implantação a utilização de cavacos – pequenos pedaços de eucalipto – o que permitirá automatizar a alimentação de combustível e melhor controle da queima do combustível.