Petrópolis, 18 de Abril de 2024.
Matérias >> Conselhos Municipais >> COMSAÚDE/SSA
   
  Conferência Municipal de Saúde começa na próxima sexta-feira, 07.JUL

Data: 04/07/2017

 

Conferência Municipal de Saúde começa na próxima sexta-feira

Inscrições para ouvintes poderão ser feitas no local no dia do evento

Sábado será marcado por palestras e eleição dos novos membros do conselho

A prefeitura de Petrópolis, por intermédio da Secretaria de Saúde e em parceria com o Conselho Municipal de Saúde (Comsaúde) promove na sexta-feira (07) na Casa dos Conselhos e sábado (08.) no auditório da FMP/Fase, a 14ª Conferência Municipal de Saúde. Com o tema “A importância da Saúde Pública de qualidade”, o evento tem como objetivo analisar a Saúde do município, propondo diretrizes para formulação de Políticas Públicas. Na ocasião também serão eleitos os 24 conselheiros que atuarão no ComSaúde no biênio 2017/2019.

As inscrições para participar da Conferênciavão até está terça-feira (04.07) pelo site da prefeitura, mas elas também podem ser feitas pessoalmente até sexta-feira de 09 às 16h, na sede do Conselho Municipal de Saúde, na Avenida Barão do Rio Branco, 2.846 – Centro, ou na abertura do evento na Casa dos Conselhos.

Com um sistema inédito de programação, o município proporcionou três pré-conferências ao longo do mês de junho onde foram discutidos a “Evasão dos Profissionais da Saúde da Rede Pública do SUS”, os “Determinantes Sociais da Saúde” e a “Judicialização da Saúde”.

“Nestes encontros foi possível reunir pessoas da sociedade civil, governo e conselheiros para debatermos e aprofundarmos os questionamentos acerca dos temas que serão discutidos na Conferência Municipal. Selecionamos três assuntos que envolvem diretamente a assistência à população a fim de buscar junto à comunidade formas de aperfeiçoar o atendimento”, afirma o secretário de Saúde, Silmar Fortes.

No sábado (08.07), além dos temas já apresentados nas pré-conferências, também serão abordados: a “Compreensão e Construção da Rede de Cuidados do SUS”, “Porta de Entrada na Atenção Básica: Entendendo o Sistema Único de Saúde” e “Controle Social: A importância da participação do Usuário nas Políticas Públicas”. O presidente do ComSaúde, Anderson Moraes Garcia explica que a partir da análise dos eixos temáticos, os 52 delegados da Conferência poderão sugerir propostas para criação de políticas públicas.

“O delegado da Conferência tem a atribuição de discutir e deliberar sobre a temática do evento, para isso, o mesmo deve conhecer o tema, os avanços e os desafios que o município deverá enfrentar nos próximos anos. Para fortalecer essas discussões, é essencial o conhecimento das deliberações das pré-conferências, visando o apontamento de propostas coerentes que venham fomentar e efetivar as políticas públicas do município”, explica o presidente do ComSaúde, Anderson Moraes Garcia.

A 14ª Conferência Municipal de Saúde é um instrumento para melhoria da gestão de saúde no município que deve ser realizada obrigatoriamente por lei a cada dois anos.

“O evento tem como finalidade avaliar a atual situação do sistema como um todo, estabelecer as diretrizes que farão parte do Plano Municipal de Saúde e eleger as entidades, titulares e suplentes, que passarão a compor o Conselho Municipal de Saúde no próximo mandato bienal. Os novos 24 membros serão empossados em reunião extraordinária do conselho marcada para o dia 11 de julho”, complementa o presidente do ComSaúde, Anderson Moraes Garcia




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS