Petrópolis, 28 de Março de 2024.
Matérias >> Atividades Econômicas >> Capacitação
   
  Senai inscreve para 1.960 vagas em cursos técnicos e 1.687 em qualificação

Data: 04/02/2009

O Senai-RJ está aceitando, inscrições para seus 17 cursos técnicos e 46 de qualificação do primeiro semestre de 2009. O edital prevê 1.960 vagas em habilitações em cursos técnicos e 1.687 em qualificação de diversas áreas, e cursos revisados e atualizados para as necessidades do mercado de trabalho. As inscrições vão até 13 de fevereiro, nas próprias unidades.

 

O Senai-Rj vai conceder até 400 bolsas de estudo integrais aos candidatos com melhores desempenhos nas provas de seleção – serão quatro em cada turma de curso técnico e dois em cada turma de qualificação, de acordo com a colocação nas provas e com a condição de baixa renda – há a exigência de uma autodeclaração do candidato. As bolsas estão condicionadas à efetiva formação das turmas.

 

Os cursos estão espalhados pelas unidades de Benfica, Maracanã, Paciência, Laranjeiras, Tijuca, Honório Gurgel, Jacarepaguá, Niterói, São Gonçalo, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Volta Redonda, Barra Mansa, Barra do Piraí, Resende, Vassouras, Nova Friburgo, Petrópolis, Três Rios, Itaperuna, Pádua, Macaé e Campos.

 

Graças à proximidade com o mercado já que faz parte do Sistema Firjan, o Senai-RJ tem elevados índices de inserção profissional de seus alunos. Os cursos têm um currículo moderno, que atende às mais recentes exigências da indústria de ponta. Para se inscrever nos cursos técnicos, o candidato precisa estar cursando a 2ª série do Ensino Médio – a exceção é o curso de Cervejaria, que exige o Ensino Médio completo.

 

Nos cursos de qualificação, as exigências variam, mas começam a partir do 6º ano (5ª série) do Ensino Fundamental. Para inscrição é necessário apresentar original e cópia da identidade e CPF, comprovante de escolaridade e pagar R$ 15 para retirar o edital na própria unidade do Senai.

 

As vagas de cursos técnicos para 2009 estão distribuídas por eixos tecnológicos como Ambiente, Saúde e Segurança (curso de Segurança do Trabalho), Controle e Processos Industriais (Automação Industrial, Manutenção Automotiva, Eletromecânica, Mecânica, Eletrônica, Eletrotécnica) Informação e Comunicação (Redes, Informática), Infra-Estrutura (Edificações), Produção Alimentícia (Alimentos, Cervejaria), Produção Cultural e Design (Comunicação Visual, Produção de Moda), Gestão e Negócios (Administração) e Produção Industrial (Petróleo e Gás).

 

O edital completo do processo seletivo está na página do Sistema Firjan na Internet (www.firjan.org.br). Mais informações pelo telefone 0800-231231.

 

 

Fonte: Tribuna de Petrópolis – 23 de janeiro de 2009.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS