Petrópolis, 16 de Abril de 2024.
Matérias >> Atividades Econômicas >> Capacitação
   
  Bolsa une estudantes a micro e pequenas empresas

Data: 14/01/2009

Estudantes universitários, professores, e micro e pequenos empresários têm um chance de aprimorar conhecimentos e atualizar seus negócios com o Programa de Iniciação Científica e Tecnológica para Micro e Pequenas Empresas, resultado de uma parceria entre o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Senai, Sebrae e CNPq, em nível nacional. O objetivo é transferir conhecimento das universidades para a economia, com aplicação direta no setor produtivo. Estudantes de bom desempenho dos cursos de graduação e graduação tecnológica, sem vínculo empregatício, podem concorrer a uma bolsa de R$ 1,8 mil, paga em seis vezes de R$ 300. As inscrições já estão abertas e vão até 20 de março de 2009.

 

Os candidatos devem apresentar um projeto, devidamente orientado por um professor, visando resolver um problema ou demanda de uma micro ou pequena empresa, que pode ser da área de indústria, comércio ou serviços; inserida em APL’s (Arranjos Produtivos Locais); associações, sindicatos ou cooperativas que representem pequenos produtores; ou empresas incubadas de base tecnológica. O professor orientador deve comprometer-se a visitar a empresa, ao menos uma vez por mês, para relatar o progresso obtido no projeto. Cada professor pode orientar até dois bolsistas.

 

Trabalhos podem ser sobre inovação, empreendedorismo, tecnologia ou gestão, abrangendo as área de gestão tecnológica, engenharias, controle e processo industriais, gestão ambiental, biotecnologia, nanotecnologia, energias renováveis, energias renováveis e eficiência energética, logística, produção de design, agronegócios, produção alimentícia, informação e comunicação, saúde e segurança do trabalho. O resultado deve ser a criação ou aperfeiçoamento de um produto, processo ou serviço da empresa.

 

Para concorrer à bolsa, o professor e o aluno devem montar com o empresário o plano de trabalho (formulário de inscrição), contendo questões ou problemas a serem equacionados na empresa em seis meses. O edital do Programa BITEC e os formulários necessários para efetuar a inscrição estão disponíveis na página da Firjan (www.firjan.org.br).

 

 

Fonte: Tribuna de Petrópolis – 7 de janeiro de 2009.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS