Petrópolis, 24 de Abril de 2024.
Matérias >> Atividades Econômicas >> Capacitação
   
  A Escola Virtual dos Meios de Hospedagem

Data: 16/07/2010

A Escola Virtual dos Meios de Hospedagem

 

Em abril de 2010, o Governo Federal, por intermédio do Ministro de Estado do Turismo -MTur/Secretaria Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, lançou o Programa Bem Receber Copa 2014, projeto voltado para a qualificação dos 306.000 trabalhadores do turismo em todo o País, em parceria com as entidades do Conselho Nacional do Turismo, em 65 destinos turísticos e 12 cidades-sede da Copa.

Um dos objetivos do Programa é preparar e qualificar os profissionais que trabalham em hotéis, pousadas, resorts e demais meios de hospedagem, e por isso foi criada a A Escola Virtual dos Meios de Hospedagem, por meio da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – ABIH, em parceria com o Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil – FOHB, a Associação Brasileira de Campismo –  ABRACAMP, a Associação Brasileira de Resorts – ABR, dentre outras parceiras.

 

A meta da Escola  é qualificar 4.115 profissionais até o final de 2010, e mais 14.885 até 2012, perfazendo 19.000 profissionais qualificados de linha de frente e gerência média dos meios de hospedagem. Em 2010 a Escola oferece 1000 vagas para o Estado do Rio de Janeiro. O preenchimento das vagas e dará por ordem de inscrição. Após o preenchimento destas vagas novas oportunidades somente serão oferecidas no próximo ano. As inscrições deverão ser realizadas até a data limite de 20 de julho. A primeira turma terá início em agosto.

 

A Escola Virtual dos Meios de Hospedagem foi projetada para funcionar com as metodologias de educação a distância, isto é, não há necessidade de se deslocar para uma sala de aula presencial. A metodologia permite que o aluno estude em qualquer espaço: no trabalho, na sua casa, no caminho para o trabalho, dentro de um ônibus ou metrô, ou no trajeto de volta para sua casa. E, também, no tempo que ele quiser: na hora do almoço, à noite, na madrugada, fins de semana, no turno contrário ao serviço, ou em conjunto com seus colegas, no próprio local de trabalho.

 

A sala de aula é virtual e o aluno fala com seus colegas pela plataforma virtual, por meio de bate-papo, fórum e e-mails, dentre outros recursos midiáticos existentes no campus virtual. O aluno fala com o seu professor-tutor, também por essa plataforma, que é totalmente interativa para tirar dúvidas ou aprofundar seus conhecimentos.

 

A Escola também proporcionará momentos presenciais para os alunos estreitarem laços com seus colegas de trabalho, que exercem mesma função, ao mesmo tempo em que permite aprofundamento de conhecimentos, ampliação de visões, e prática simulada de resolução de situações-problema. O curso contará com 4 encontros presenciais. No primeiro  encontro o aluno receberá o seu login, senha inicial e uma mochila com o material impresso, lápis e bloco e anotações. Os encontros presenciais serão agendados em dias e horários variados, para que o aluno encontre o melhor dia e horário, conforme sua disponibilidade. A Escola marcará os encontros presenciais em locais de fácil acesso à seus alunos.

 

Os alunos terão à disposição material didático de excelente qualidade, chamado módulo instrucional, em versão impressa e digitalizada. Esses módulos instrucionais estão organizados por conjunto de temas, em Guias de Estudo I a IV, contendo, em cada Guia, em torno de 3 a 5  módulos, conforme o curso. A linguagem nesses módulos encontra-se super adaptada às funções em que os cursistas estão empregados e é dialógica (o cursista fala com professor e o professor com ele, por meio deste material super interativo).

 

Ao término de cada módulo, o aluno será avaliado virtualmente. Para receber o certificado final de Qualificação Profissional, o aluno será certificado parcialmente por conjunto de módulos transversais, básicos e específicos. Após obter as três certificações, receberá o de qualificação profissional na função. Haverá certificação de competências já adquiridas, isso significa que o profissional que já domina o conteúdo de parte dos módulos, não precisará estudar o conteúdo novamente, bastando fazer um teste no início do módulo, e se for aprovado poderá iniciar o módulo seguinte.

 

A Escola, além de disponibilizar uma equipe de Coordenadores de Curso, para atuar em sintonia com os Professores-Tutores, tem outra equipe de prontidão das 8h às 18h, para atender os alunos em suas necessidades acadêmicas.

 

São oferecidos cursos para os seguintes profissionais: capitão porteiro, mensageiro, recepcionista, governanta e gerências.  Os cursos têm duração de 200 horas, e podem ser concluídos em até 5 meses. O curso de governanta também poderá ser feito por supervisoras de andar ou camareiras, que tenham papel de destaque e liderança em suas unidades de trabalho. As governantas também podem fazer os cursos de gerência, e somente precisarão cursar os módulos diferentes, uma vez que o conhecimento dos módulos em comum poderá ser aproveitado.

 

Ao final do curso o aluno recebe o certificado de conclusão e um pin do programa Bem Receber Copa. Hotéis que qualificarem 80% dos alunos inscritos nos cursos recebem um selo do Bem Receber Copa.

 

A Escola solicita aos hotéis duas contra-partidas: um gestor no hotel, que receberá os relatórios de acompanhamento dos funcionários do empreendimento e será ponto de conato com a coordenação do curso, e um computador que possa ser utilizado pelo funcionário que tenha dificuldade de acesso à internet em sua residência. O ideal é que o gestor esteja matriculado no curso de gerências, para que conheça a metodologia do curso.

 

As inscrições podem ser feitas diretamente no site:  http://www.evmh.com.br/ . Os hotéis receberão relatórios de acompanhamento das inscrições realizadas via site, bem como relatórios do andamento de seus funcionários durante o curso.

 

Contatos da coordenação da Escola Virtual dos Meios de Hospedagem – RJ:

Daniela Barreto Castanheiro

escolavirtual@sindrio.com.br

21 87263788 /  21 32316659

Praça Olavo Bilac, nº 28/17º andar

Centro – Rio de Janeiro – RJ

CEP: 22041-010




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS