Petrópolis, 19 de Abril de 2024.
Matérias >> Atividades Econômicas >> Capacitação
   
  Funcefet promove curso de Qualificação Plena em Petróleo e Gás

Data: 07/07/2009

Funcefet promove curso de Qualificação Plena em Petróleo e Gás

 

 

 

            O assunto que tem despertado tanto a atenção dos alunos de escolas de Ensino Médio de todo o estado do Rio de Janeiro é o Curso de Qualificação Plena na Cadeia Produtiva de Petróleo e Gás, da Fundação de Apoio ao Cefet (Funcefet).

            Trata-se da capacitação para a inserção em um dos ramos produtivos mais prósperos e vislumbrados da atualidade: o petroquímico. “Em um ano, o formado sai preparado com a base necessária para o ingresso no mercado de trabalho e com boas alternativas e chances de emprego e salário”, explica o Diretor Acadêmico da Funcefet, o professor Sérgio Salomão.

            A idéia é qualificar o aluno para que ele atue em refinarias, plataformas de petróleo, petroquímicas, plataformas de produção ou de exploração marítimas (Offshore) ou em terra (Onshore); atividades de apoio e de manipulação de material e equipamentos em geral. Iniciado em outubro de 2008 com 11 pólos, em seis meses, a rede já contempla 21 unidades e mais de dois mil alunos matriculados. A previsão é de que até outubro de 2009, o número de estudantes ultrapasse os 10 mil. As unidades estão em todo o estado. No Rio, são encontradas em Copacabana, Grajaú, Jacarepaguá, Campo Grande, Bangu, Madureira, Marechal Hermes, Santa Cruz e Ilha do Governador. Na serra, estão em Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo. A rede abrange também Duque de Caxias, São João de Meriti, Nova Iguaçu, Nilópolis, Niterói, São Gonçalo, Três Rios, Vassouras e Barra Mansa.

Os 12 meses de duração dividem-se em três módulos e totalizam 132 horas, distribuídas em três horas de aula por semana. Concluído o processe, a Funcefet emite o certificado com as funções as quais o aluno esta qualificado a exercer: Operador de Produção e Refino, Plataformista e qualificação em Qualidade, Saúde, Meio Ambiente e Segurança – QSMS (atualmente, uma exigência de grandes empresas, como a Petrobrás)

 

            Serviço: Número de vagas - as vagas são limitadas. As turmas são iniciadas conforme a procura. O estudante interessado pode procurar qualquer unidade do curso o ano todo.

            Benefícios e Gratuidade: ao se matricular, o estudante recebe, gratuitamente, material didático. Algumas unidades oferecem lanches. Ele também passa a ser coberto por um seguro-acidente o qual o cobre até em casos em que ele esteja viajando.

            Inscrições: As inscrições devem ser feitas nas próprias unidades. São mais de 20. Os endereços e telefones estão disponíveis no site: www.funcefet.com.br . As turmas vão sendo formadas conforme procura, então o curso recebe inscrições o ano todo.

            Informação sobre desconto: o aluno que pertence a Rede Estadual de Educação tem um desconto aproximado de 50% do valor normal.

 

 

 

Fonte: Diário de Petrópolis, 7 de julho de 2009.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS