Petrópolis, 28 de Março de 2024.
Matérias >> História e Geografia de Petrópolis
   
  Vila Felipe. Das famílias nobres ao marco conquistado por um líder

Data: 08/10/2010

Vila Felipe. Das famílias nobres ao marco conquistado por um líder

 

            Na Vila Felipe no início do século passado a área era da família Schmid e, ao lado, na Chácara Flora o espaço era dos Shilick. Na Vila apenas a residência central com plantações e criação de porcos e aves enquanto na chácara tinha a mansão no início da hoje Rua Carmem da Ponte Marcolino e plantação de flores até onde hoje está instalado o Condomínio do Parque Residencial Chácara Flora – BNH da Sargento Boening.

            O terreno dos Schmid foi sendo desmembrado com o assentamento de famílias que até hoje estão residindo na comunidade, Já do lado da Chácara Flora, contam os moradores mais antigos que as plantações, mansão e renda dos Shilick foram perdidos no jogo durante os poucos anos que funcionou o cassino no Hotel Quitandinha em 1942.

            Mas a história da comunidade registra mesmo o seu marco nos anos 1980 quando o líder comunitário Aroldo Amâncio começou sua luta pela implantação de um centro comunitário na localidade. Ele foi o ícone junto a outros moradores mais antigos para a conquista do melhoramento e conseguiu o empreendimento um terreno que era um brejo na Rua Perminio Schmid.

            Hoje, o Centro Comunitário conta com uma das grandes escolas da cidade, uma creche – menina dos olhos de Aroldo Amâncio – uma quadra de futsal com o nome dele, a sede da associação de moradores que ele fundou e o posto de saúde. A incansável luta de Aroldo Amâncio ficou na história de um homem que morreu aos 81 anos de idade, em 2006, mas que ainda dedicava seu tempo em benefício dos outros.

 

Fonte: Diário de Petrópolis, 03 de outubro de 2010




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS