Petrópolis, 29 de Março de 2024.
Matérias >> História e Geografia de Petrópolis
   
  Águas Lindas. Residências se multiplicam a cada ano

Data: 28/09/2010

Águas Lindas. Residências se multiplicam a cada ano

 

 

            Quando o industrial e coronel Domingos de Souza Nogueira era dono da Fazenda com o seu sobrenome no início do século passado, não poderia imaginar que a localidade se  desmembraria morro acima com numerosas construções residenciais. O avanço, que começou no Promenade Hotel para baixo, depois começou a subir desenfreadamente e Águas Lindas foi a que mais se desenvolveu.

            Souza Nogueira foi presidente da Câmara de Vereadores de Petrópolis, chegando a assumir interinamente como prefeito em maio de 1917. Ele cedeu o espaço de sua fazenda para a passagem da ferrovia e até ajudou a construir a estação que hoje é o Centro Cultural Estação Nogueira. Foi o responsável pela criação da Companhia Suburbanas de Melhoramentos de Petrópolis, mantendo uma linha de ônibus de Pedro do Rio para Petrópolis e vice-versa.

            Águas Lindas quando começou a ser ocupada nos anos 1950 era conhecida como Bom Clima, chegando a obter uma linha de ônibus com este nome até o início da Estrada do Palmital. Porém, as construções foram avançando ladeira acima com a chaga de famílias de localidades próximas como Pedro do Rio, Posse até hoje município vizinho de Areal.

            A comunidade hoje tem mais de dois mil habitantes e as construções continuam acontecendo nas encostas. Um pequeno comércio atende os consumidores locais que ainda necessitam de muitos serviços públicos e até de trabalhos cara conter inundações numa área da comunidade alta. A esperança disso é notada na fisionomia das pessoas.

 

Fonte: Diário de Petrópolis, 26 de Setembro de 2010.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS