Petrópolis, 23 de Abril de 2024.
Matérias >> História e Geografia de Petrópolis
   
  Alto da Serra. Origem ferroviária, maior população e maior comércio

Data: 28/07/2010

Alto da Serra. Origem ferroviária, maior população e maior comércio

 

 

            Inaugurada em 1883, a estação ferroviária do Alto da Serra e a chegada do trem no mesmo ano, originaram o desenvolvimento do Bairro mais populoso de Petrópolis. A partir deste ano quitandas, armazéns e outros pequenos foram se expandindo ao redor da ferrovia que quatro anos depois atingiu Areal, passando pelo centro da cidade, Cascatinha, Itaipava e Pedro do Rio, Todas com estações.

            Outro marco importante do Bairro, a Igreja de Santo Antônio em 2005 comemorou o seu centenário. Na comunidade, no início do século passado já era grande o número de pessoas ilustres que passavam o verão e tinham residências no Alto da Serra. Tinha moradores fixos importantes também, como o Conde Afonso Celso de Assis Figueiredo Junior, filho do Visconde de Ouro Preto.

            Em 5 de novembro de 1964 o trem desceu a Serra da Estrela pela última vez. A desativação do trecho ferroviário de Inhomirim até Três Rios aconteceu nesta mesma data e o comércio sentiu a decadência. Mas ferroviários se mantiveram trabalhando nas oficinas até que foi extinta de vez um ano depois. O bairro hoje ainda tem como moradores centenas de ferroviários aposentados e pensionistas.

            Hoje o Alto da Serra é o Bairro com maior número de moradores e leitores da cidade. A localidade tem um grande comércio e detém o maior shopping da moda a céu aberto da América Latina: a Rua Teresa. Além disso, há mais de vinte anos inaugurou um shopping nos moldes dos maiores do mundo: o ABC. O espaço nele hoje para progredir mais só no entorno, porque na área central só cresce para cima.

 

 

Fonte: Diário de Petrópolis, 25 de julho de 2010.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS