Petrópolis, 29 de Março de 2024.
Matérias >> História e Geografia de Petrópolis
   
  A Comunidade Nipônica de Petrópolis

Data: 18/06/2008

Alguns Dados Históricos:

1895 - Assinatura do Tratado de Amizade e Livre Comércio entre Japão e Brasil.

 

1897 - Instalação, em Petrópolis, da primeira Legação Japonesa, instalada sucessivamente em três casas que existem ainda hoje, inteiramente preservadas.

 

1905- O ministro Sugimura chega ao Brasil com sua Legação e relata ao Governo Japonês que "o Brasil é uma terra boa para receber imigrantes japoneses", relato que foi fundamental na decisão de se organizar as primeiras levas migratórias para o Brasil.

 

18.06.08 - Chega ao Porto de Santos, em São Paulo, o navio japonês KASATO MARU, trazendo os primeiros imigrantes japoneses.

 

Em Petrópolis, a chegada dos primeiros imigrantes ocorreu por volta de 1915, o que não reduz em nada a importância dessa cultura entre nós e o reconhecimento do município às inúmeras contribuições que enriquecem hoje o dia-a-dia de nossa população.

Muito embora a colônia japonesa em Petrópolis não ultrapasse em muito 300 pessoas, chama a atenção o fato de serem muito fiéis à sua cultura e extremamente reconhecidos pela acolhida dada ao seu povo nesse distante e diferente Brasil - para eles.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS