Petrópolis, 29 de Março de 2024.
Matérias >> História e Geografia de Petrópolis
   
  Elementos Sobre a História

Data: 20/03/2008

DADOS HISTÓRICOS E ATUAIS DO MUNICÍPIO

a – Elementos sobre a História

1 – Dados Históricos

 Em 1.674, Fernão Dias Paes Leme organiza bandeira à procura de esmeraldas e de prata.Segue o curso dos rios Tietê e Paraíba do Sul, transpõe a Mantiqueira e penetra na região de Minas Gerais dos Cataguás.
 Para os que partem do Rio e demandam as Minas Gerais, um grave inconveniente deve ser enfrentado: do Rio de Janeiro para São Vicente ou Parati, há que se viajar por mar, e os perigos de intempéries e advindos da presença de piratas vêm somar-se aos demais.
 O Rei de Portugal confia ao Capitão-mor Garcia Rodrigues Pais Leme, filho de Fernão Dias, a missão de abrir um “caminho novo” entre o Rio e as Minas Gerais. O traçado partia do porto no rio Pilar, passava por marcos da Costa, Pati do Alferes, e seguia até encontrar o vale do Paraíba do Sul.
 O Sargento-mor Bernardo Soares de Proença introduz uma variante. Abre o caminho da Serra da Estrela, ou Caminho dos Mineiros, que parte da Praça XV (Cais dos Mineiros), atravessa a baía, sobe o rio Inhomirim até o porto da Estrela. A cavalo ou mula sobe-se, então, a calçada das lajes Soltas (Dom João VI) que chega ao Alto da Serra (Petrópolis) e percorre a seguir o traçado aproximado da atual União e Indústria até chegar a Paraíba do Sul. Essa variante ficou concluída em 1.725.
 O interesse da Família Imperial pelos vales de Petrópolis, onde podia desfrutar de um clima bem mais ameno do que o do Rio no verão, e o ciclo do café no Vale do Paraíba contribuíram para o desenvolvimento da região.
 A chegada dos colonos alemães, a construção da ferrovia que vencia a Serra, a industrialização de Petrópolis, a implantação da rodovia União e Indústria, são marcos de uma rica trajetória.
 




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS