Petrópolis, 28 de Março de 2024.
Matérias >> História e Geografia de Petrópolis
   
  Araras. Beleza natural, origem indígena e grande população

Data: 14/09/2010

Araras. Beleza natural, origem indígena e grande população

 

            Há anos coberta por extensas áreas de mata Atlântica e formadora de riachos, a serra dos Órgãos é a cadeia montanhosa na qual está o município de Petrópolis. Araras é uma microrregião especial por sua biodiversidade e beleza natural – um vale profundo com cerca de 53 quilômetros quadrados entre montanhas que atingem 1.900 metros ao longo do qual se estende o rio Araras. A região é parte da Área de Proteção Ambiental – APA Petrópolis.

            O nome tem origem na tribo indígena denominada Araras e que habitava as regiões mais quentes – Paty do Alferes, Miguel Pereira e Vale do Rio Paraíba – que subia a serra para caça e coleta de plantas e ervas. Nos tempos coloniais a Serra e o Vale abrigaram quilombos de escravos, possivelmente fugidos das fazendas próximas – Santa Tereza e Santa Rita onde ainda se encontram correntes e aparelhos de castigo do tempo da escravatura – e serviram de passagem para os tropeiros que seguiam para Minas Gerais.

            Araras tem hoje uma população fixa de cerca de 8 mil habitantes. Este número praticamente dobra a cada fim de semana, verão e inverno, por causa da presença de turistas de todo o Brasil que vêm desfrutar o clima americano, a natureza e o conforto da Serra. Comércio, instituições de ensino fazem parte do cotidiano, mas a população depende ainda de um grande número de serviços públicos. (Colaborou: Teresinha Almeida – Projeto Araras)

 

 

Fonte: Diário de Petrópolis, 12 de Setembro de 2010.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS