Petrópolis, 16 de Abril de 2024.
Matérias >> História e Geografia de Petrópolis
   
  Chapa Quatro. Herdeiro da Lopes e com muita limpeza

Data: 23/06/2010

Chapa Quatro. Herdeiro da Lopes e com muita limpeza

 

 

            Integrado no requintado e histórico Bairro Valparaíso o Chapa Quatro ficou com o seu nome hoje popularizado. Anteriormente conhecido como Lopes de Castro por causa da principal rua da comunidade e de um time de futebol que chegou a disputar campeonatos pela Liga Petropolitana de Desportos – LPD – hoje ele tem a sua qualificação definida.

            No decorrer dos anos o ex-Lopes de Castro ficou até propagado como local violento. Mas não é nada disso. Seus moradores sempre definem a localidade como tranqüila e é possível observar isso ao caminhar pelas ruas e servidões. No contato direto com as pessoas nas ruas se observa como é pacífico e acolhedor o Chapa Quatro.

            Localizado na parte mais alta do Bairro Valparaíso, em grande número de locais pode-se avistar grande parte do distrito-sede de Petrópolis. Bem que as vistas panorâmicas onde se vê os bairros Alto da Serra, Sargento Boening, Centro, entre outros, poderiam ser aproveitadas pelas autoridades até para a exploração turística, segundo a opinião dos próprios moradores.

            O Chapa Quatro é carente de comércio e os consumidores que moram no local têm que sair da comunidade para fazerem compras. Aliás, toda modalidade de prestação de serviço tem que ser buscada fora da localidade. Entretanto, as lideranças comunitárias locais correm atrás do lucro, procurando atender os moradores da melhor forma possível.

 

 

Fonte: Diário de Petrópolis, 20 de junho de 2010.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS