Petrópolis, 29 de Março de 2024.
Matérias >> Diálogos Intermunicipais
   
  Notícias do Movimento Nossa São Paulo - 5 de junho de 2009

Data: 05/06/2009

NOSSA SÃO PAULO NA CÂMARA

 

 

Seminário sobre a sociedade civil e a Câmara Municipal será dia 8 de junho

O que a sociedade civil espera da Câmara Municipal de São Paulo e quais as limitações do processo legislativo? Estas e outras perguntas estarão na pauta de discussões do seminário que o Movimento Nossa São Paulo, em parceria com seis dos nove líderes de partidos políticos representados na Casa, irá promover no dia 8 de junho, das 9h30 às 13 horas, no Auditório Prestes Maia (1º andar da Câmara).

 

São Paulo é pioneira em aprovar projeto sobre mudança climática

“É um fato histórico! É a primeira cidade do Brasil a aprovar uma legislação contra o aquecimento global”. Com essas palavras Oded Grajew, do Movimento Nossa São Paulo, resumiu o sentimento de satisfação comum a dezenas de pessoas que acompanharam a votação do projeto de lei sobre a mudança climática aprovado pelos vereadores paulistanos na noite desta quarta-feira (3/6).

 

Vereadores paulistanos apresentaram 108 projetos em maio

Em maio, os vereadores apresentaram 108 projetos para serem debatidos e, caso cumpram todo o processo de tramitação, votados na Câmara Municipal de São Paulo. As propostas estão divididas em 95 projetos de lei (PLs), 12 Projetos de Decreto Legislativo (PDLs) e um projeto de emenda à Lei Orgânica do Município.

 

 

 

AMBIENTE SUSTENTÁVEL

 

Projeto para reciclagem de embalagens está aberto a consulta pública

Até o dia 22 de junho está em consulta pública a minuta de projeto de lei (PL) que dispõe sobre a reutilização e reciclagem das embalagens pós-consumo no Estado de São Paulo. A consulta foi aberta pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente. As críticas e sugestões devem ser encaminhadas para o e-mail planejamentoambiental@sp.gov.br com assunto “PL Pós-consumo”.

 

Estado de São Paulo é o primeiro a assinar pacto em defesa das águas

Na Semana do Meio Ambiente, o Estado de São Paulo assume um papel pioneiro na defesa das águas do país. O governador José Serra aderiu ao documento Consenso da Água, pacto criado em março deste ano, em Istambul, na Turquia durante o 5º Fórum Mundial da Água, com o objetivo de alcançar uma gestão sustentável dos recursos hídricos.

 

 

 

MOBILIZAÇÃO

 

Encontro da rede de cidades traz propostas de articulação

Os diálogos ocorridos durante o 1º Encontro da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, realizado no Recife nos dias 28 e 29 de maio, renderam diversas trocas de experiências e propostas de articulação entre as 23 cidades participantes, em consonância com as tendências de movimentos semelhantes pela América Latina.

 

Candidatos ao Conselho Municipal de Juventude participam de encontro

O GT Juventude do Movimento Nossa São Paulo promoveu o primeiro e único encontro com os candidatos ao Conselho Municipal de Juventude, na noite desta quarta-feira (3/6), na Câmara Municipal. Os candidatos foram convidados a assinar uma carta compromisso com cinco propostas do GT Juventude, caso sejam eleitos.

 

 

 

SAIU NA MÍDIA

 

"Mais etanol, menos CO2" - Jornal da Tarde

A utilização de etanol por veículos faz com que o Brasil emita quantidade significativamente menor de CO2, gás causador do efeito estufa, do que se usasse apenas gasolina. Em 2008 foram consumidos, no País, 19,6 bilhões de litros do combustível de cana-de-açúcar. Isso gerou emissão de 6 milhões de toneladas de CO2. A mesma quantidade de gasolina teria lançado na atmosfera 43,6 milhões de toneladas do gás.

 

"Patrulha de vizinhos protege a Vila Romana" - Jornal da Tarde

Inseguros com os constantes casos de roubo e invasão de casas, os moradores da Vila Romana, na Lapa, zona oeste, decidiram se unir para afastar os bandidos. O muro de cada casa, agora, tem um aviso aos ladrões: “Meu vizinho está de olho!”. Por trás dessas placas existe uma rede de contatos preparada para ser acionada diante de qualquer movimentação estranha nas ruas.

 

 

 

Fonte: www.nossasaopaulo.org.br




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS