Petrópolis, 28 de Março de 2024.
Matérias >> Diálogos Intermunicipais
   
  Notícias do Movimento Nossa São Paulo - 18 de maio de 2009

Data: 20/05/2009

Notícias do Movimento Nossa São Paulo

 

INDICADOR DE BEM-ESTAR

 

IRBEM pretende revelar o que o paulistano quer para melhorar sua qualidade de vida

Nesta sexta-feira, ao comemorar seus dois anos de atuação, o Movimento Nossa São Paulo lançou uma campanha para construir o IRBEM - Indicadores de Referência de Bem-Estar no Município. Perguntas como “o que faria você se sentir melhor em São Paulo?” O que é importante para a sua qualidade de vida na cidade?” vão orientar a construção do grupo de indicadores.

 

É preciso novas formas de avaliar bem-estar

Bem-estar, felicidade, esperança... Conceitos que mobilizaram a atenção das quase 500 pessoas que estiveram no teatro do Sesc Consolação nesta sexta-feira (15/5), para o lançamento do IRBEM - Indicadores de Referência de Bem-Estar no Município – uma iniciativa do Movimento Nossa São Paulo. O público se emocionou diversas vezes ao ouvir a Senadora Marina Silva (PT), o filósofo Mário Sergio Cortella, a psicóloga e antropóloga Susan Andrews e os economistas José Eli da Veiga e Ladislau Dowbor.

 

 

 

NOSSA SÃO PAULO NA CÂMARA

 

Câmara Municipal aprova seis projetos de lei em 100 dias

Nesta quarta-feira (13/5), a atual legislatura da Câmara Municipal de São Paulo completou 100 dias de trabalho. No período, iniciado com a sessão realizada em 3 de fevereiro, foram aprovados e encaminhados à sanção do prefeito seis projetos de lei (PLs). Cinco são de autoria do Executivo e o outro foi proposto pelo Tribunal de Contas do Município.

 

Entidades elegem representantes na coordenação da frente de apoio aos conselhos

Organizações e movimentos sociais participaram, nesta terça (12/5), da escolha dos representantes da sociedade na coordenação colegiada da Frente Parlamentar Pela Implementação do Conselho de Representantes nas 31 subprefeituras de São Paulo. Foram eleitos dois representantes, um titular e um suplente: Luciano Santos, do Instituto Policidadania, e Maurício Piragino, o Xixo, da Escola de Governo.

 

 

 

PROGRAMA DE METAS

 

Nota do Movimento Nossa São Paulo sobre as audiências públicas do programa de metas

A apresentação do programa de metas da gestão 2009-2012, sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Planejamento, significou um grande avanço para a administração pública municipal e para a cidade de São Paulo, servindo, inclusive, como referência para tantos outros municípios brasileiros e, também, latino-americanos. Tal fato vem sendo amplamente reconhecido, por mais que existam propostas e visões distintas daquelas expressas na Agenda 2012.

 

 

 

REDE DE CIDADES

 

Salvador se mobiliza para fazer parte da rede por cidades justas e sustentáveis

Mais uma cidade do país está prestes a integrar a Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis – um grupo de organizações sociais e de lideranças empresariais está se mobilizando para criar o Movimento Nossa Salvador.

 

 

 

AGENDA CIDADÃ

 

Audiência na Supbrefeitura de Vila Mariana

A reunião do dia 25 de maio será realizada na Cinemateca, Largo Senador Raul Cardoso, e terá início às 19 horas. O encontro terá como pauta: início do processo de instituição do Conselho do Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz da Subprefeitura Vila Mariana; Planejamento Estratégico de Ação da Subprefeitura Vila Mariana – Fase I.

 

Seminário Internacional de Construção do Código Ambiental do município de São Paulo

Trata-se de seminário destinado a reunir a sociedade civil organizada, técnicos de urbanismo, ecologia e políticas públicas de meio ambiente para a discussão e coleta de contribuições para a construção do código ambiental da cidade de São Paulo que tramita na Câmara Municipal de São Paulo.

 

 

 

SAIU NA MÍDIA

 

"Projeto social vai reformular escadão de Paraisópolis em SP" - O Estado de S.Paulo

SÃO PAULO - Paraisópolis quer chegar mais perto do Morumbi. A estreita escadaria que liga a favela ao bairro nobre da zona sul de São Paulo vai expandir suas dimensões com a ocupação do terreno baldio que beira parte dos 187 degraus. Ali deve ser erguido o ousado projeto da sede da União dos Moradores de Paraisópolis, idealizado pelo arquiteto Franklin Lee.

 

"14 parques contaminados por metais" - Jornal da Tarde

A poluição dos carros ultrapassou a já escassa barreira verde da capital e contaminou os redutos paulistanos considerados imunes aos poluentes. Um estudo divulgado neste mês detectou que os solos dos parques, em especial os que ficam no centro, estão contaminados por metais-pesados, como chumbo, arsênio, cobre e bário, em concentrações que ultrapassam, em alguns casos, até duas vezes os padrões estabelecidos como seguros pelo governo paulista para não provocar danos à saúde.

 

"Indicadores de bem-estar nos municípios" - Oded Grajew no Jornal Folha de S.Paulo

Todos concordariam que a finalidade última de nossas ações, individuais e coletivas, deveria ser a busca pelo bem-estar das pessoas. Porém, o extraordinário crescimento do consumo de drogas legais (antidepressivos, ansiolíticos, soníferos, bebidas alcoólicas etc.) e ilegais (maconha, ecstasy, cocaína, etc.), o excessivo crescimento da venda de livros de auto-ajuda e o aumento da violência e da agressividade são fortíssimos sinais de que muitas pessoas estão insatisfeitas com suas vidas.

 

 

Fonte: www.nossasaopaulo.org.br




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS