Petrópolis, 17 de Abril de 2024.
Matérias >> Diálogo com a população >> Mensagens da Comunidade
   
  Paty do Alferes

Data: 25/08/2009

Paty do Alferes

 

 

            Localizada na região serrana do Rio de Janeiro, Paty do Alferes, terra de Osório Duque Estrada, autor da letra do Hino Nacional, é uma das mais antigas povoações do interior do estado. O carro-chefe do município é o tomate, pois Paty é o primeiro produtor do estado e terceiro do país. A cidade não é conhecida apenas pela famosa Festa do Tomate, realizada anualmente no mês de maio, mas também pelo que representa na história do Brasil.

            Foi pelas terras de Paty que o bandeirante Garcia Rodrigues Paes, filho de Fernão Dias Paes, o lendário “Caçador de Esmeraldas”, deitou parte do Caminho Novo de Minas – uma das variantes da Estrada Real – com isso possibilitando a ocupação demográfica de grande área do chamado vale do Paraíba do Sul.

            Frei Antonil percorreu o Caminho e descreveu sua viagem no livro Cultura e Opulência do Brasil, citando a Fazenda Pau Grande (no atual distrito de Avelar) como já sendo um engenho de grande porte, desbravado em plena selva.

            A partir da ocupação de terras da sesmaria da Pau Grande, Paty do Alferes, que começou a florescer ainda no século XVII, se desenvolveu em ritmo acelerado. Muitos sesmeiros logo se agruparam em torno do primeiro núcleo.

 

 

Fonte: Tribuna de Petrópolis, 21 de agosto de 2009.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS