Petrópolis, 28 de Março de 2024.
Matérias >> Propostas Comunitárias de Politicas Públicas >> Infra Estrutura
   
  Mutirões: parceria entre comunidade e prefeitura está dando certo

Data: 10/07/2014

 

Mutirões: parceria entre comunidade e prefeitura está dando certo

O Mutirão nas Comunidades, parceria entre a população e o governo municipal para a realização de pequenas obras nas comunidades, está a todo vapor em Petrópolis.

 

O Mutirão nas Comunidades, parceria entre a população e o governo municipal para a realização de pequenas obras nas comunidades, está a todo vapor em Petrópolis. O prefeito Rubens Bomtempo acompanhou o trabalho que está sendo realizado em Nogueira e em Corrêas. O programa é inédito e garante a valorização das comunidades e dos imóveis, ao mesmo tempo em que melhora a qualidade de vida dos moradores. A expectativa é de que mais 150 mutirões sejam liberados até o fim do ano que vem.

“Eu tenho acompanhado os mutirões e é notório que as obras valorizam o bairro, a rua e as próprias casas dos moradores que participam do trabalho. Agora vamos melhorar as condições de trabalho disponibilizando outros recursos, como betoneiras, carrinhos de mão, ferramentas e luvas. É uma mostra do respeito que temos por essas pessoas, por sua força de trabalho que é tão importante para a cidade. Com essa parceria nós estamos conseguindo solucionar problemas antigos das comunidades, superando a burocracia. O mutirão é a prova de que, juntos, nós conseguimos avançar muito mais”, disse Bomtempo, lembrando que atualmente são 20 os mutirões em andamento – há ações no Quitandinha, Carangola, Retiro, Corrêas, Itaipava, Morin, Bingen, Araras, Taquara, Loteamento Samambaia, Lopes Trovão e Vale do Carangola.

No Mutirão nas Comunidades, a Prefeitura fornece materiais de construção, máquinas, ferramentas e supervisão técnica e a comunidade garante a mão de obra para realização do trabalho. Na Rua Dr. Bina, em Nogueira, os moradores arregaçaram as mangas para pavimentar mais de 200 metros de rua. A medida está melhorando o acesso às casas, beneficiando diretamente a população local, que antes enfrentava poeira ou lama para percorrer o trajeto.

Já na Rua Nova, em Corrêas, um grande grupo de trabalhadores unidos realiza a pavimentação em concreto da via de acesso à comunidade. Para o presidente da associação de moradores local, João Gonçalves de Melo, o apoio do governo é essencial. “Eu sou presidente da associação de moradores há mais de 30 anos, mas a gente precisa de alguém no governo que ajude. É raro isso acontecer. Esse trabalho que estamos fazendo é muito importante para quem mora aqui”.

A previsão do prefeito é liberar mais 50 mutirões até o final deste ano e outros 100 em 2015. “As pessoas que estão organizadas e querem participar das melhorias em suas comunidades devem buscar a parceria com o governo através das lideranças comunitárias e dos agentes regionais. Esta união representa um importante progresso para todos nós – prefeitura e comunidades”, destacou Bomtempo.

 




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS