Petrópolis, 25 de Fevereiro de 2020.
Matérias >> Propostas Comunitárias de Politicas Públicas >> Infra Estrutura
   
  Retornou para Petrópolis a velha Locomotiva da Cia. Petropolitana

Data: 17/05/2011

Retornou para Petrópolis a velha Locomotiva da Cia. Petropolitana

 

 

Domingo, 15/06/2011, por inciativa dos membros da Regional Petrópolis da AFPF, foi feita a remoção para Petrópolis de uma antiga locomotiva a vapor, tipo 0-3-0, que pertenceu à Cia. Petropolitana de Tecidos, em Cascatinha, que estava há muito tempo abandonada ao tempo nas instalações extinta EBAL - Editora Brasil América em São Cristóvão no Rio de Janeiro. A Loco foi adquirida graças ao esforço pe$$oal do incansável Luiz Octavio S. OLiveira, Ferroviarista de mão cheia.

 
A EBAL editava as famosas revistas em quadrinhos - os "Gibis" dos anos 50, 60 e 70 - Superman, Pernalonga, Tom & Jerry, Tarzan, Batman, e muitos outros que fizeram parte da infância e juventude de alguns de nós (eu me incluo)
 
Foi um Show de logística "carga pesada", com o caminhão-guindaste da "Ourique", com capacidade para até 30 toneladas. A primeira tentativa de levantamento foi frustrada, pois a loco estava literalmente presa, chumbada numa  base de concreto, adicionando umas cinco toneladas a mais aos 11t do seu peso livre. Foi necessário quebrar a base para soltá-la e então posicioná-la na carreta prancha da "Prosplan" para levá-la até Petrópolis. Em anexo algumas fotos.
 
Nada disso seria possível se não fosse a ajuda da equipe do Diretor Técnico-Industrial Jorge L. Eng. Plácido, da COMDEP - Cia. Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis, que providenciou inclusive o guindaste para movimentação da loco, juntamente com a Regional Petrópolis da AFPF. 
 
Nossos agradecimentos especiais ao Prefeito de Petrópolis, Sr. Paulo Mustrangi, ao Presidente da COMDEP, Dr. Anderson Juliano, e ao Secretário de Planejamento. Dr. Agnaldo Goivinho,que abraçou a causa do resgate dessa loco para sua verdadeira origem em Petrópolis, facilitando todos os meios e contatos necessários para  viabiliziar essa empreitada.
 
Parabéns a todos, sobretudo a turma da Regional Petrópolis que se articulou com muita competência para o sucesso dessa operação. 
 
 
O passo seguinte da Regional será arranjar patrocinadores para custear a reforma desta Locomotiva.
 

Antonio Pastori
Presidente  da AFPF - Assoc. Fluminense de Preservação Ferroviária afpf.rj@gmail.com
+55 (21) 9911 - 8365
visite o site www.trembrasil.org.br




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS