Petrópolis, 16 de Abril de 2024.
Matérias >> Propostas Comunitárias de Politicas Públicas >> Infra Estrutura
   
  O sonho do trem pode estar mais próximo

Data: 01/06/2010

O sonho do trem pode estar mais próximo

 

 

            Desativada em cinco de novembro de 1964, a Ferrovia Príncipe do Grão-Pará, que liga Petrópolis a Magé, pode ser reativada. Esta semana, o sonho de rever a via férrea em funcionamento pode se tornar mais real, graças à aprovação pela Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro do projeto de lei nº 2736/ 2009, do deputado estadual João Pedro Figueira (DEM-RJ). Basta, de acordo com o deputado, interesse do poder público municipal em correr atrás das verbas do governo federal e estadual. O custo do projeto é estimado em R$ 62 milhões.
           “A reativação da linha férrea é de extrema importância para o turismo na cidade de Petrópolis e do Estado do Rio de Janeiro. Todos veem o projeto com bons olhos. Existem recursos para a realização, tanto do governo federal quanto do estadual”, comentou.
           A ferrovia, inaugurada em 19 de fevereiro de 1883, foi a primeira a ser construída no Brasil. Ela liga a Vila Inhomirim, em Magé, à Rua Teresa, no Alto da Serra. De acordo com o deputado, a beleza da serra velha já é motivo suficiente para a reativação da via. “O passeio, subindo a serra, é lindo. Vai atrair milhares de turistas. Petrópolis tem um potencial turístico muito grande. Reativar a ferrovia vai beneficiar toda a cidade”, disse. O deputado mencionou vias férreas que alavancaram o turismo em outros municípios, como em Mogi das Cruzes, em São Paulo. Ele conta que a cidade teve um crescente desenvolvimento do turismo depois da criação da ferrovia. Outras cidades em Minas Gerais e algumas no sul do país também foram destacadas pelo deputado.

 

 

Fonte: Tribuna de Petrópolis, 30 de maio de 2010




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS