Petrópolis, 19 de Abril de 2024.
Matérias >> Propostas Comunitárias de Politicas Públicas >> Infra Estrutura
   
  Especialistas dizem que trem é viável

Data: 09/11/2009

Especialistas dizem que trem é viável

 

 

            Mais de trezentas pessoas, entre representantes de instituições ferroviárias e autoridades participaram do Seminário de Preservação e Revitalização Ferroviária promovido por entidades ligadas à ferrovia. O evento começou na sexta-feira e terminou ontem, no auditório do Museu Imperial. Todos os depoimentos e palestras informaram que a volta do trem ligando o Alto da Serra à Raiz da Serra, em Magé, é possível. E parte do público já dá como certo como retorno.

            O deputado estadual João Pedro (DEM) confirmou que na próxima estará no Ministério do Turismo. Reforçou que em Brasília existem verba na espera para ser empregada, restando a apresentação de projeto e reforçando que os recursos para a volta do trem tem que ser requisitados ainda este ano.

            Outra informação que deu total esperança para o retorno da linha férrea foi o coordenador da GT-Trem Jonny Klemperer. Ele confirmou que, em um encontro com o presidente Amir Murad, da Supervia Concessionária de Trens Urbanos, ficou acertado que a empresa está interessada em operar no trecho que não terá apenas aspecto turístico, mas também comercial.

            Mentor do principal projeto, o economista Antônio Pastori explanou a importância da volta do trem com custos e mostra em painel do trecho do Alto da Serra à Raiz da Serra. Ele confirmou que o maior entrave são as ocupações sobre a linha. No entanto, disse que o plano prevê as desapropriações dentro da ordem, e recebeu o apoio do secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, Agnaldo Goivinho.

            Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente Victor José Ferreira, do Movimento de Preservação Ferroviária. O seminário foi encerrado às 13h com a apresentação da Carta de Petrópolis e a confraternização do público presente.

 

 

 

 

Fonte: Diário de Petrópolis, 08 de novembro de 2009.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS