Petrópolis, 28 de Março de 2024.
Matérias >> Propostas Comunitárias de Politicas Públicas >> Desenvolvimento Humano
   
  Petrópolis registrou 310 casos de dengue em 2011

Data: 17/01/2012

A Vigilância Sanitária está em fase de conclusão do LIRAa - Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti. O mapa permite identificar onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito transmissor da dengue, permitindo assim que as ações de controle da doença possam se concentrar nos locais onde a situação é de maior risco. O último levantamento realizado em 2011 e divulgado pelo Ministério da Saúde mostrou Petrópolis com índice considerado satisfatório pelo MS– 0.2% de infestação.
Mesmo com os índices do LIRA em Petrópolis estando em um nível considerado satisfatório pelo ministério, os casos de dengue notificados no município em 2011 superam em mais de dois mil por cento os casos da doença contabilizados pela Secretaria de Saúde em todo o ano de 2010, quando foram registrados apenas 16. Em 2011 foram, ao todo, 310 casos – sendo 147 de pessoas de outras cidades. De acordo com dados da Secretaria de Saúde, neste ano ainda não foram registrados casos da doença.
O aumento nos números de pessoas com dengue e o risco de uma epidemia no Estado do Rio fizeram com que o governo do estado lançasse no ano passado a campanha 10 Minutos Contra a Dengue. A mobilização tem como objetivo engajar a população no combate à doença, dedicando 10 minutos semanais na prevenção e eliminação dos focos de mosquito. Segundo dados do Ministério da Saúde, 90% dos criadouros do Aedes aegypti estão concentrados nas moradias.
Para evitar a proliferação do mosquito da dengue, a dica é não deixar água parada em pneus fora de uso, em calhas, sobre as lajes, em vasilhas e vasos de planta, em garrafas ou outros recipientes. As piscinas e caixas d’água também precisam de atenção especial. Elas devem ser limpas constantemente, e os reservatórios devem ser mantidos sempre fechados e vedados.

Fonte: Tribuna de Petrópolis.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS