Petrópolis, 20 de Abril de 2024.
Matérias >> Vida Comunitária >> Entidades de Classes e Profissionais
   
  Fórum discute elaboração do Plano Diretor

Data: 20/02/2009

O Fórum de Desenvolvimento Econômico, iniciativa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis, que reúne cerca de 25 entidades da sociedade civil organizada, nos setores de comércio, indústria, tecnologia, turismo e educação, com o objetivo de produzir sugestões para serem incluídas no Plano Diretor do município, teve sua segunda reunião na noite do dia 11 de fevereiro, no auditório da CDL Petrópolis.

 

Na reunião conduzida pelo gerente-geral do Instituto de Pesquisas Humanistas e Solidaristas (IPHS), Philippe Guédon, os representantes das entidades convidadas a participarem do Fórum puderam obter maiores informações sobre a dinâmica do trabalho que se pretende realizar, além de terem sido esclarecidos sobre a legislação pertinente, prazos a serem observados e valores orçamentários que devem ser levados em consideração para que as propostas se tornem viáveis, conforme explicou o Sr. Philippe Guédon.

 

“É preciso que tenhamos clareza quanto à realidade do orçamento municipal para que possamos trabalhar com propostas que caibam dentro da realidade. De nada adianta apresentarmos propostas cujos recursos para sua execução ultrapassem a disponibilidade de verba do município. Precisamos ter responsabilidade inclusive indicando a fonte dos recursos que tornarão nossas propostas viáveis”, explicou Guédon.

 

O vereador Gil Magno também participou da reunião trazendo uma proposta para inclusão de representantes dos distritos, em especial de Itaipava, nas discussões do Fórum. Depois de submetido à consulta das entidades participantes ficou definido que em cada um dos grupos de trabalho haverá a participação de um representante de Itaipava.

 

Os Grupos de Trabalho, que têm até o dia 11 de março para apresentar um relatório final com suas propostas ficaram constituídos da seguinte forma:

 

O do comércio é composto pela CDL, Acep, Arte, Banco do Brasil, Pólo de Moda do Bingen, Senac e Sindicato do Comércio Varejista. Já o da Indústria conta com a Firjan, Acep, Banco do Brasil, Pólo Moveleiro do Bingen, Comtur e do Sindicato das Confecções.

 

O Turismo conta com o Comtur, Arte, Pólo de Moda do Bingen, Grupo de Apaixonados por Petrópolis, Petrópolis Convention & Visitors Bureau (PC & VB), Sebrae, Sesc, Abih e UCP. No grupo Educação estão o Cefet, a Universidade Estácio de Sá, o PC & VB, o Sebrae, o Senac, o Sindicato das Confecções e a UCP. Enquanto no de Tecnologia estão o Movimento Petrópolis Tecnópolis, o Cefet, a Firjan e o Sindicato do Comércio Varejista de Petrópolis.

 

O fórum é uma iniciativa da sociedade civil organizada e conta com o apoio do Banco do Brasil.

 

 

Fonte: Diário de Petrópolis – 15 de fevereiro de 2009.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS