Petrópolis, 28 de Março de 2024.
Matérias >> Vida Comunitária >> Entidades de Cunho Popular
   
  Petrópolis participa de movimento que vai desligar as luzes por uma hora dia 28

Data: 25/03/2009

Petrópolis participa de movimento que vai desligar as luzes por uma hora dia 28

 

            A partir da Câmara Municipal, Petrópolis participa do movimento Hora do Planeta (Earth Hour), que no Brasil está sendo promovido por meio da ong WWF-Brasil, cujo objetivo é, às 20h30 do dia 28 de março, desligar todas as luzes e ficar por uma hora com elas apagadas, para chamar atenção das autoridades para a Convenção de Copenhague, que acontece no final do ano, e para as mudanças climáticas. O vereador Thiago Damaceno (PV) disse que ao apresentar o movimento para os demais vereadores todos apoiaram a iniciativa e a decisão da Mesa Diretora da Câmara foi que o Legislativo Municipal apoiasse, apagando as luzes do prédio em adesão à campanha.

 

            Para o movimento em Petrópolis não ficar restrito apenas à Câmara, o vereador Thiago Damaceno está conversando com outras instituições e empresas, convidando para que possam participar desta manifestação, que neste ano deve atingir mais de um bilhão de pessoas em mil cidades. Na manhã de sexta-feira, houve uma sinalização da direção do Museu Imperial de apoiar a Hora do Planeta, que dependerá de uma solução técnica, pois no momento de apagar as luzes estará acontecendo o Som & Luz.

 

            O vereador tem consciência de que o movimento não é a solução para os problemas do aquecimento global, mas afirma que é uma forma de chamar a atenção das autoridades para os compromissos que devem assumir, no final do ano, na Convenção de Compenhague. O vereador disse que os governantes “terão que assumir diversos compromissos, como a redução do CO2, do desmatamento e outras medidas para reduzir o aquecimento global”.

 

            Damaceno, primeiro vereador eleito em Petrópolis pelo PV, espera contar com o apoio da Prefeitura, a exemplo do prefeito do Rio, Eduardo Paes, que se comprometeu a desligar as luzes de todos os locais públicos, como o Cristo Redentor, Pão de Açúcar e outros. O vereador lembrou ainda que o Rio de Janeiro foi escolhida como a cidade sede do movimento no Brasil juntamente com outras 22 cidades, incluindo Brasília, estará desligando as luzes por uma hora no dia 28.

 

            Além da Prefeitura, Thiago Damaceno quer conquistar o apoio das empresas da cidade e também dos petropolitano, assim como de instituições como a Diocese de Petrópolis, que, segundo ele, através do apoio de suas paróquias, pode levar o movimento para seis municípios da região. “Temos que buscar o apoio de todos, pois desta maneira vamos chamar atenção das autoridades e estaremos promovendo a conscientização de todos para o problema do aquecimento global”.

 

            Na primeira edição do Hora do Planeta, em 2007, na Austrália, dois milhões de pessoas desligaram suas luzes. Em 2008, mais de 50 milhões de pessoas de todas as partes do mundo aderiram à ação. Em 2009, a Hora do Planeta pretende atingir um bilhão de pessoas em mil cidades.

 

 

Fonte: Tribuna de Petrópolis – 22 de março de 2009.

Autor: Rogério Tosta




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS