Petrópolis, 28 de Março de 2024.
Matérias >> Vida Comunitária >> Entidades de Cunho Popular
   
  Theatro D. Pedro recebe atração internacional para próximo concerto da SAV

Data: 21/09/2010

Theatro D. Pedro recebe atração internacional para próximo concerto da SAV

 

 Continuando as comemorações por seus 40 anos de existência, Sociedade Artística Villa-Lobos (SAV) traz violinista alemão para concerto 

        

         A Sociedade Artística Villa-Lobos preparou um concerto especial para o próximo sábado, dia 25, às 17h. Pela primeira vez em Petrópolis, quem se apresenta é o premiado violinista alemão Albrecht Breuninger, acompanhado da excelente pianista brasiliense Ana Flávia Frazão.

 

         O programa demonstra a versatilidade dos artistas, começando com a imponente Sonata para violino e piano op.12, n.1, de Beethoven. Em seguida, o duo interpreta as Sonâncias para violino e piano, do compositor brasileiro Edino Krieger e, no grand finale, os artistas brindam o público com a Sonata para violino e piano de Ravel, obra moderna de extrema complexidade sonora.

 

Sábado, 25 de setembro às 17h

 

Violino – Albrecht Breuninger (Alemanha)

Piano – Ana Flávia Frazão

 

 

L.Beethoven                     Sonata para violino e piano em Re Maior, op.12 N.1

(1770-1827)                  - Allegro con brio

                                         - Tema con Variazioni

                                         - Rondo-Allegro

 

E.Krieger                Sonâncias para violino e piano

(1928)

 

M.Ravel                Sonata para violino e piano

(1875-1937)                 - Allegretto

                                        - Blues

                                        - Perpetuum mobile

 


ALBRECHT BREUNINGER, violino

Depois de conquistar o segundo prêmio no concurso para violino Rainha Elisabeth na Bélgica em 1997, Albrecht Breuninger tornou-se assim o primeiro violinista alemão a ficar entre os três melhores neste concurso desde a sua primeira edição em 1953. No mesmo ano recebeu o prêmio de melhor composição para o seu Quarteto de Cordas N.1 nos Concertos de Verão de Brandemburgo.Esses prêmios são o ponto alto de uma série de concursos ganhos pelo violinista, onde se destacam os concursos em Brescia (Itália 1984), Belgrado (Iugoslávia 1986), Praga (República Tcheca 1992), Berlin e Montreal (Canadá 1995).Breuninger estudou de 1981 até 1988 com Josef Rissin na Escola Superior de Música de Karlsruhe onde se formou com nota máxima. Continuou a se aperfeiçoar com grandes violinistas como Henryk Szeryng, Ruggiero Ricci, Aaron Rosand e Ivry Gitlis.Apresenta-se como solista e camerista em vários festivais como o Festival Internacional de Bath (Inglaterra), Festival de Música de Câmara de Kuhmo (Finlândia), Teatro Champs D´Elysees (Paris), Schwetzinger Festspielen (Alemanha), entre outros.Em 1997 gravou um CD com obras para violino e piano de Mendelssohn, Brahms, Breuninger e Wieniawsky. Gravou para a Radio WDR as obras para violino e orquestra de Eugene Ysaye e em 2001 para a Radio de Colônia as obras para violino solo deste mesmo compositor. Recentemente, acompanhado pela Orquestra da Rádio de Varsóvia, gravou os 4 concertos para violino de Karol Lipinsky e a obra completa de George Enescu. Breuninger foi professor de violino na Escola Superior de Música de Hamburgo  entre 1998 - 2002 e atualmente é professor da Escola Superior de Música de Karlsruhe – Alemanha.

 

ANA FLÁVIA FRAZÃO, piano

Natural de Goiânia,estudou com Ivana Carneiro, Luiz Medalha e formou-se pela Escola de Música da UFG.Na Alemanha, onde viveu entre 1994 até 2002, cursou a Escola Superior de Música de Karlsruhe, concluindo o Konzertexamen com nota máxima em Piano - Música de Câmera na classe dos professores W.Genuit e Michael Uhde.É detentora de vários prêmios, dentre eles o 1º lugar no Concurso JK, realizado em 1992, cuja premiação lhe valeu um concerto com a Orquestra Sinfônica de Brasília. Em 2001 obteve o 1º lugar na “Série de Concertos da Sala Barroca” em Kyoto - Japão com o Trio Augarten.  Realizou várias gravações para a rádio Südwestfunk na Alemanha e, em 2004, gravou um CD pelo selo italiano “Fondazionen” com o contrabaixista Milton Masciadri.Tem realizado concertos na Europa, Japão, Estados Unidos, Argentina e em várias cidades do Brasil, sempre com grande êxito de público e de crítica.Ana Flávia é professora da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG, onde também é uma das coordenadoras do Programa “Música na Escola de Música”, e das séries “Concertos na Cidade” e “Concertos Goiânia Ouro”, promovida pela prefeitura de Goiânia.

 

 

 

VIOLINISTA ALEMÃO ALBRECHT BREUNINGER E PIANISTA ANA FLÁVIA FRAZÃO

DIA 25 DE SETEMBRO, às 17h

Teatro Municipal de Petrópolis/Theatro Dom Pedro
Praça Expedicionários, s/nº – Centro - Petrópolis
Ingressos: R$30 (inteira)

R$15 (sócios, estudantes e idosos)

 

Reg Murray Assessoria de Imprensa

reg@mls.com.br

 24 - 2221 0987 / 9977 3646

21 - 8892-1549




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS