Petrópolis, 19 de Abril de 2024.
Matérias >> Vida Comunitária >> Entidades de Cunho Popular
   
  2°Congresso do Fórum das Associações de Moradores e Entidades de Petrópolis

Data: 30/11/2009

 2°Congresso do Fórum das Associações de Moradores e Entidades de Petrópolis


O 2° Congresso do Fórum das Associações aconteceu nos dia 27 e 28 último. No primeiro dia de Congresso que aconteceu na Câmara Municipal. O tema  base  das discursões " Política no Hambito Comunitário: Reflexão sobre até que ponto e construtiva a vida partidária nas comunidades. Marcada pela ausência de atores importantes na vida política de nossa cidade fizeram parte da mesa de debates o Secretário Geral do Partido Socialista Brasileiro : Jorge Maia " Bolão"; o Presidente do Psdc: Antônio Retondaro; o Secretário do PHS: Adolfo ; o Vice-Presidente do Sindicato dos Empreegados Estabelecimentos de Saúde de Petrópolis: Osmar Ferrreira; os Coordenadores do Fórum das Associações de Moradores Ana Maria Dias e Carlos Henrique David. Marcado por protesto das comunidades presentes ao Congresso pelo não comparecimento dos veradores, e representantes do Executivo Municipal. Os nossos agentes políticos foram alvos de muitas critícas a plenaria e os debate dores questinaram até que ponto esses agentes tem comprometimento com as comunidades e tiraram como proposta desse primeiro dia que esse debate volte a acontecer em outras oportunidades, com objetivo de esclarecer a população sobre a função de nossos representantes no legislativo e Executivo.

O verador fiscaliza os serviços oferecidos em nosso municipio, fiscliza o executivo, cria projetos de lei, reevindica junto com a comunidade as demandas ao executivo, fiscaliza conceções etc...  Ao contrário não fazem obras e nem devem espalhar por nossa marivilhosa cidade faixas. Cobraram também  o retorno da ouvidoria comunitária e volta da tribuna do povo. Ao executivo cobraram um dialógo mais respeitoso com lidéres comunitários independente de ideologias políticas partidárias. De acordo com o secretário do PSB "Bolão´´ o partído que representa possui entre os seus filiados na sua maioria lideranças comunitárias lembrando nomes como Augusto Angelo Zanatta, D uda e a própria presidente Rosangela Stunf  que hoje o partido possui a maior bancada no legislativo mas não estava naquele momento falando em nome dos vereadores da bancada de seu partido. O presidente do PSDC Antônio Retondaro disse se sentir surpresso pela falta dos vereadores de seu partido. É que seu partido possui em sua bancada dois vereadores oriundos da comunidade o vereador Dudu e o vereador Renato Thóme e que ambos vem trabalhando deacordo com as necessidades das comunidades e se colocou a disposição de colaborar com as lideranças levando as demandas a sua bancada. Destacou ainda que ser a comunidade não se sente representada no legislativo e no executivo e bom fazermos uma reflexão e observarmos quem verdadeiramente tem comprometimento com comunidade petropolitana. O Sr.  Osmar Ferreira vice-presidente do SEEESP tambem disse não entender o posisionamento dos nossos representantes politicos e que apesar de ser tesoureiro do PDT não tem nada a falar infelizmente da atuação do vereador de seu partido no legislativo disse ser a hora e momento sim das lideranças comunitárias e sindicais descutirem politica partidaria no movimento o popular e levantou como proposta que as lideranças do Fórum das Associações ,Sindicais, estudantis organizem uma caravana pela redução ISMS até ALERJ pois e inacreditvél o posionamento do Governo do Estado provocando com essa atitude o esvasiamento ecônomico em nosso municipio. Carlos Henrique e Helio Ricardo Gomes Coordenadores do Fórum acataram juntamento com Plenaria a proposta so Sr. Osmar.  Carlos Henruque como um dos debatedores folou sobre cooptação e o emparelhamento pratíca comum em nosso municipio e país, disse ser covarde tal atitude uma cultura leviana e cruel pois cabe a esse atores formarem políticas públicas de impacto social: Como geração de Renda, educação, saúde e outras.


          Cabe  como deliberação do Congresso campanha de esclarecimento as lideranças e população sobre importância do voto conciênte. O Sr.Adolfo Secretário do PHS falou sobre a cultura erronea da cooptação feita pelos governos, partidos e agentes disse isso ser uma forma ditadora capitalista de calar a voz dos Movimentos Sociais e continuou a dizer que apesar de seu partido não ter representante no legislativo municipal tem a frente de seu partido o Sr: Filipe Guedom que mesmo não sendo hoje um homem de funções do legislativo ou executivo continua fazendo sua parte. Apresentando propostas ao orçamento, acessorando a comunidade com relação aos conselhos municipais e trabalha incessantemente na manuenção do Portal de Dados ferramenta está nascida do seio da comunidade no 1° Congresso Do Fórum das Associações. Ana Maria falou sobre a importancia das mulheres na vida comunitária e politica de nossa cidade e diz ser a hora das mulheres ocuparem o seu espaços citando como exemplo Benedita da Silva. O mediador do debate
Helío Ricardo antes de encerrar o debate falou  ser a hara da mascará cair citando exemplo o Paulinho Força que e apesar de ser presidente da entidade acima citada e deputado federal, e que o lider comunitário pode sim e deve ter o seu posisionamento político partidario. Estiram presentes neste primeiro dia de Congresso apesar do Temporal caído horas antes 24 Associações e Entidades num total de 55 presentes. 




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS