Petrópolis, 19 de Abril de 2024.
Matérias >> Gestão Participativa e Transparência >> Conselhos Municipais
   
  ConSaúde defende gestão autônoma feita pelo Sehac

Data: 10/11/2010

ConSaúde defende gestão autônoma feita pelo Sehac

 

            O Conselho Municipal de Saúde (ConSaúde) divulgou ontem nota onde manifesta preocupação com o atendimento e a qualidade de serviço prestado à população pelo Serviço Social Autônomo Hospital Alcides Carneiro (Sehac). A manifestação do ConSaúde é causada pela ação movida pelos ministérios públicos Federal, Estadual e do Trabalho, obrigando a Prefeitura a reassumir a administração do Hospital Alcides Carneiro (HAC).

            Na nota, o conselho frisa que “passados dois anos e meio de atuação do Sehac, o ConSaúde reafirma sua aprovação ao modelo de gestão adotado, diante da constatação das evidentes e inegáveis melhorias alcançadas ao longo deste tempo pelo HAC, que hoje presta mais serviços, serviços estes com mais qualidade e com menor custo para os cofres municipais”. De acordo com o conselho, esta afirmação está baseada na pesquisa de satisfação dos usuários do HAC e também na fiscalização específica efetuada pela Comissão de Saúde do Conselho. Os conselheiros disseram que acharam estranho ao tomar conhecimento, através da imprensa, da decisão judicial determinando ao Município assumir a gestão do hospital. Na nota, os conselheiros afirmam que “entende este conselho que este tipo de decisão somente deveria ser tomada depois de ouvidas todas as partes interessadas”. Através da nota, os conselheiros afirmam que estão à disposição para discutir o assunto – adequação do contrato do Sehac com a Prefeitura –, citando que já existe comissão especial para estudo e fiscalização de assuntos referentes ao Sehac.

            No documento, os conselheiros lembram que o HAC vivia um processo de deterioração/sucateamento desde a sua municipalização em 1991, acarretando a perda da qualidade do serviço prestado no hospital. No governo passado, houve um estudo e intenção de desenvolver o Alcides Carneiro ao Ministério da Saúde, e isto não aconteceu porque a Prefeitura conseguiu definir o modelo de gestão – Serviço Social Autônomo – como forma para administrar o Hospital Alcides Carneiro.

 

Fonte: Tribuna de Petrópolis, 09 de outubro de 2010




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS