Petrópolis, 29 de Março de 2024.
Matérias >> Gestão Participativa e Transparência >> Audiências Públicas
   
  Audiência apresenta projetos para Duas Pontes e Cel. Veiga

Data: 22/08/2014

 

 

Audiência apresenta projetos para Duas Pontes e Cel. Veiga

 

Diário de Petrópolis, Sexta-feira, 22 de agosto de 2014

 

 

Mais de 100 pessoas participaram da audiência pública para discutir os projetos do PAC II para melhorar a mobilidade urbana nas ruas Coronel Veiga (Duas Pontes) e General Rondon. O evento aconteceu na noite da última quarta-feira (20/8), no galpão da Mecânica Fusão. Durante o evento, o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Robson Cardinelli, que representava o prefeito Rubens Bomtempo, confirmou que haverá outras duas audiências para debater ações de mobilidade urbana na cidade, e anunciou que a população já pode acessar o conteúdo dos projetos no site da Prefeitura (www.petropolis.rj.gob.br). Também é possível enviar sugestões por meio digital.

“Essa é a segunda vez que o município realiza uma audiência para que a população conheça e se aproprie dos projetos de mobilidade para região. Agora vamos agendar mais dois encontros e ainda disponibilizar a íntegra do projeto no site do governo, para que a sociedade tenha mais um canal de comunicação com o município”, disse o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico.

O diretor da empresa responsável pela elaboração dos projetos básicos, Luis Carlos Dias de Oliveira, apresentou a proposta de implantação de rotatória nas Duas Pontes e, depois, a de duplicação da General Rondon. Além de melhorar o trânsito nos dois trechos, as intervenções também têm o objetivo de contribuir para a melhoria dos serviços de transporte público coletivo, contribuindo para maior regularidade no cumprimento dos horários das linhas que circulam naquele eixo viário.

Nas Duas Pontes está prevista uma pista com duas faixas ao longo do afastamento legal na margem esquerda do Rio Quitandinha, com a construção de duas pontes de retorno, além do reposicionamento dos pontos de ônibus com paradas fora da pista, abrigos de ônibus, passeios e travessias para pedestres e pessoas com deficiência, bem como a instalação de sinalização viária moderna.

O projeto para a General Rondon contempla a construção de uma nova pista com duas faixas com cerca de um quilômetro de extensão, em grande parte implantada no afastamento legal ao longo do Rio Quitandinha. Além disso, também faz parte da proposta a realocação dos pontos de ônibus na Ponte dos Fones, onde se inicia a duplicação, próximo ao acesso à Rua Dr. Thouzet e em frente ao supermercado Extra. Também serão remodelados os passeios e travessias, garantindo o acesso e circulação de pedestres e pessoas com deficiência. Há, ainda, espaço para a implantação de ciclovia e sinalização viária moderna.

O representante do Ministério Público Estadual, promotor Celso Quintella Aleixo, parabenizou a participação de todos. “A população deve mesmo ser ouvida para que os problemas do dia a dia possam ter a melhor solução possível. Estou muito feliz com o que aqui foi apresentado. Agora precisamos adequar o que foi elaborado com as sugestões da sociedade”.

“Fiz questão de participar desta audiência para cumprir com o meu papel de cidadão. Toda obra que impacta de forma expressiva precisa da participação popular. Essa é a chance de a população conhecer o que está sendo proposto, sugerir e ainda de garantir um relacionamento mais estreito com o poder público”, destacou o administrador Caio Thomé Simoni.

Também participaram do evento os vereadores Roni Medeiros, Thiago Damaceno e Luizinho Sorriso, o presidente da CPTrans, Gilmar Oliveira, representantes do GT Mobilidade, secretários municipais, representantes do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), além de moradores e comerciantes da região.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS