Petrópolis, 29 de Março de 2024.
Matérias >> Legislação >> Leis do Sistema Orçamentário (PPA, LDO, LDA)
   
  Câmara Municipal realiza hoje a primeira votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO)

Data: 18/06/2014

 

 

Câmara Municipal realiza hoje a primeira votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO)
 
Diário de Petrópolis, Quarta-feira, 18 de junho de 2014
 
 

Rômulo Barroso

 

A Câmara vai realizar a primeira votação do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) na sessão de hoje. Neste turno, não serão apreciadas as emendas – feitas tanto pelo vereador Anderson Juliano quanto pela sociedade civil: uma de Carlos Eduardo Pereira, do Grupo de Assistência e Proteção aos Animais e Meio Ambiente (Gapa-MA) e outra de Philippe Guédon, da frente Pró-Petrópolis.

 

A LDO é uma das três partes da peça orçamentária municipal. Ela vem depois do Plano Plurianual (PPA) e antes da Lei Orçamentária Anual (LOA). A primeira orienta a segunda, que orienta a terceira.

 

– O PPA tem duração de quatro anos. Vai do segundo ano da administração municipal até o primeiro ano do próximo (a atual PPA é válida de 2014, o segundo ano do governo de Rubens Bomtempo, até o final de 2017, que será o primeiro do próximo prefeito). Aí vem da LDO, que é adequada ao PPA. E depois vem o orçamento, que se adequa à LDO – explica o vereador Anderson Juliano, que faz parte da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara.

 

– Essa lei (a LDO) dá a diretriz. Ela não diz quanto vai aqui e ali, se vai colocar tantos milhões em educação ou em saúde – complementa.

 

No texto da LDO estão as metas e prioridades da administração pública municipal para 2015; as metas e riscos fiscais; as diretrizes e estrutura organizacional para elaboração da lei do orçamento anual; as disposições relativas às despesas do município com pessoal e encargos sociais; as disposições relativas à dívida pública municipal; e as disposições sobre alterações na legislação tributária.

 

Depois dessa votação, a LDO ainda vai passar por um segundo turno (com uma distância de pelo menos 10 dias), quando aí sim serão votadas também as emendas.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS