Petrópolis, 28 de Março de 2024.
Matérias >> Legislação >> Plano Diretor e Leis Complementares
   
  Fórum de Desenvolvimento Econômico

Data: 24/03/2009

Fórum de Desenvolvimento Econômico

 

O 1o Fórum de Debates do Desenvolvimento Econômico, uma realização da CDL Petrópolis, com patrocínio do Banco do Brasil e apoio da Unimed Petrópolis e Prodonto, reuniu-se no último sábado (21), no Hotel Pedra Bonita, para consolidar o relatório final com os trabalhos dos cinco GTs formados pelas 27 instituições participantes do Fórum que apresentaram propostas para serem encaminhadas aos Poderes Executivo e ao Legislativo e possam fazer parte do Plano Diretor do município.

 

No fim da tarde, o prefeito Paulo Mustrangi, acompanhado do secretário de Fazenda, Hélio Volgari, e do secretário de Planejamento Agnaldo Goivinho, compareceram ao evento que também contou com as presenças dos vereadores Gil Magno, representando o presidente da Câmara, Bernardo Rossi, e Thiago Damaceno.

 

         Durante todo o dia, os coordenadores dos grupos apresentaram seus trabalhos, que foram debatidos por todos os presentes, para que fosse sendo montado um relatório final com aquelas propostas originais acrescidas das modificações porventura apresentadas, desde que as mesmas tivessem sido aprovadas pelos coordenadores dos cinco grupos de trabalho: Comércio, Indústria, Turismo, Tecnologia e Educação.

 

         O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis, Cláudio Mohammad, em seu discurso, agradeceu a dedicação e o comprometimento dos representantes das instituições participantes do Fórum.

 

 

 

Prefeito Paulo Mustrangi ressalta importância do Fórum

 

         Em seu discurso aos empresários, o prefeito Paulo Mustrangi ressaltou a importância do 1o Fórum de Debates do Desenvolvimento Econômico e se colocou à disposição para parcerias e discussão de projetos.

 

            "Estou muito feliz em participar deste momento histórico. Os empresários, assim como toda a sociedade civil, devem participar das discussões não só econômicas do município, como sobre todas as áreas. Precisamos trabalhar juntos para construir uma cidade mais justa e com condições de gerar renda e emprego para todos", disse o prefeito Paulo Mustrangi durante seu discurso,  parabenizando a todos que ali estavam presentes, dedicando horas preciosas do seu sábado, à tarefa de pensar o desenvolvimento econômico de Petrópolis. " Quero que todos aqui presentes saibam que estou à disposição para incorporar as propostas hoje aqui apresentadas ao planejamento de nossa cidade. Muito do que me foi dito hoje já faz parte de nosso planejamento estratégico. Isso significa que minha equipe de governo está afinada com os anseios de nossa população e dos empresários", completou o prefeito.

 

         Durante a reunião, o prefeito Paulo Mustrangi também ressaltou sua proposta de fazer um governo transparente aberto ao diálogo. "Eu sou um instrumento de vocês. Sou um servidor público. Meu dever é encaminhar essas propostas, da mesma forma que tenho um compromisso com a transparência. Por conta disso, daremos toda a publicidade aos anteprojetos da LDO e do Plano Diretor publicando encartes nos jornais da cidade. Mais uma vez parabéns à CDL pela iniciativa e a todos vocês pelo comprometimento. Tenho certeza que juntos construiremos uma cidade muito melhor para todos", frisou Paulo Mustrangi.

 

         O vereador Gil Magno, representante do presidente da Câmara, Bernardo Rossi, também se mostrou muito satisfeito com o envolvimento comunitário que resultou no trabalho do Fórum, colocando-se à disposição, junto com a Mesa Diretora da Câmara, para trabalhar no sentido de tornar realidade as propostas ali apresentadas.

 

         O coordenador do Fórum, Philippe Guédon, disse que estava muito alegre pela concretização de um evento sonhado por ele há muito tempo, ressaltando a importância do diálogo entre a sociedade, o Executivo e o Legislativo.

 

         " É preciso haver vontade política também da comunidade, não só do governo. Porque ou fazemos juntos e funciona, ou não fazemos juntos e não funciona, independente de que governo seja",  ressaltou Guédon.      

 

 

Grupos de Trabalho

 

 Falando em nome do Grupo da Educação, a professora Josilia Fassbender, lembrou a importância da colaboração da sociedade para que os desafios da educação sejam vencidos. Pelo Grupo do Turismo, o presidente do Comtur, Gastão Reis, lembrou que as propostas do grupo que coordenou partem de um conceito-chave que é o do aumento da permanência do turista em nossa cidade.

 

         Falando em nome do Grupo da Tecnologia, Ricardo André lembrou que democracia só existe com participação e que no mundo atual a informação é primordial ressaltando o papel da tecnologia como promotora da democratização da informação. Pelo Grupo da Indústria, o empresário Paulo Noel, ressaltou que as sugestões apresentadas pelo seu grupo de trabalho são imprescindíveis para modificar a cidade.

 

         O presidente da Associação dos Empresários da Rua Teresa (Arte), Marcelo Fiorini, falando pelo Grupo de Trabalho do Comércio, afirmou que as propostas procuram tratar dos problemas mais emergenciais, buscando soluções em curto prazo.

 

 

Fonte: Diário de Petrópolis – 24 de março de 2009.

Autor: Ascom




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS