Petrópolis, 16 de Abril de 2024.
Matérias >> Legislação >> Plano Diretor e Leis Complementares
   
  Plano de Cultura terá participação popular

Data: 28/07/2010

Plano de Cultura terá participação popular

 

 

            A composição do Plano Municipal de Cultura continua, através da participação da sociedade civil. Na próxima etapa, que acontece nos dias 28, 29 e 30 de julho, os cidadãos que tiverem propostas relacionadas ao meio cultural poderão apresentá-las nas oficinas de projetos.
            Quem já enviou as propostas através do formulário eletrônico terá a oportunidade de aperfeiçoá-las durante as oficinas de projetos. Para quem ainda não enviou, mas tem interesse em transformar sua idéia num projeto, este o momento ideal: as oficinas contarão com profissionais para ajudar o público na elaboração formal das propostas. Todas as sugestões serão avaliadas e desenvolvidas e, se aceitas, irão integrar a diretriz de gestão cultural da cidade pelos próximos 10 anos. Após este processo, o Plano Municipal de Cultura seguirá para a sua redação final, cumprindo o cronograma definido.
           As oficinas de projetos irão trabalhar as propostas de acordo com o segmento em que cada uma se enquadra, portanto, os interessados deverão apresentar suas idéias na data e horário correspondentes ao grupo do qual fazem parte. Confira a agenda a seguir:

Hoje:
           De 9 às 12 h: GT Étnicos I (reunindo os segmentos culturais de matrizes afro-brasileiras e orientais – asiáticas e árabes, e culturas populares); GT Étnicos II (reunindo os segmentos de culturas de matrizes européias e danças folclóricas afins);
           De 14 às 18h: GT Artes Visuais (reunindo os segmentos de artes visuais e todos identificados com as chamadas artes plásticas e ainda a área de moda); GT Artes Digitais e Audiovisual (reunindo os segmentos ligados a artes digitais, novas tecnologias, e os ligados a indústria cinematográfica e audiovisual); GT Artesanato (reunindo os segmentos de artesanato e artes aplicadas).

Amanhã
            De 9 às 12 h: GT Literatura e Bibliotecas (reunindo os segmentos literários de prosa e verso e os equipamentos de leitura – salas públicas, privadas e/ou comunitárias bibliotecas); GT Artes Cênicas (reunindo os segmentos de teatro e circo);
            De 14 às 18h: GT Música (reunindo os segmentos de música popular, música erudita e canto coral); GT Dança (reunindo os segmentos de dança em suas dimensões populares e dança clássica);

Sexta-feira, 30/07
            De 9 às 12 h: GT Juventude e Culturas Urbanas (reunindo os segmentos de juventude, cultura urbana e de rua ); GT Instituições da sociedade civil e movimentos sociais (reunindo as entidades civis, movimentos populares, de gênero, étnicos, associações de moradores, entidades sindicais , entre outros);
             De 14 às 18h: GT Patrimônio e Museologia (reunindo os segmentos de patrimônio, memória e pesquisa histórica e museologia e equipamentos museológicos); GT Comunicação (reunindo os segmentos de meios de comunicação como imprensa escrita, televisão, rádio e mídias digitais).
              Todas as oficinas acontecerão na Sala Sylvia Orthoff, do Centro de Cultura Raul de Leoni, à Praça Visconde de Mauá, no Centro.

 

 

Fonte: Tribuna de Petrópolis, 28 de julho de 2010.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS